COMÉRCIO E REPARAÇÃO DE VEÍCULOS
Assis Cavalcante celebra segundo maior volume de pessoas ocupadas desde 2017
Por Marcelo - Em 24/06/2024 às 11:22 AM
O número de pessoas ocupadas nos setores de comércio e de reparação de veículos automotores e motocicletas no Ceará atingiu, em 2023, a marca de 778 mil trabalhadores. Este é o maior número registrado desde 2017, quando foram contabilizadas 793 mil pessoas ocupadas. Os dados foram divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Assis Cavalcante, vê com entusiasmo esse crescimento do número de pessoas ocupadas nestes setores no Ceará, destacando que isso é um reflexo da resiliência e do dinamismo do setor. “Trata-se de um sinal claro de que estamos no caminho certo para a estabilidade econômica e a geração de empregos sustentáveis no nosso Estado“, afirma.
Este resultado representa o segundo maior número de pessoas ocupadas nos últimos 11 anos para esses setores no território cearense, destacando a recuperação e a estabilidade do mercado de trabalho no comércio estadual. Assim, de acordo com o levantamento, no Ceará, uma em cada cinco pessoas está ocupada no segmento de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas.
Ainda de acordo com a pesquisa, ‘pessoas ocupadas’ são aquelas que possuem 14 anos de idade ou mais e estão em algum emprego, formal ou não, ou seja, estão inseridas no mercado de trabalho e, com isso, possuem renda e capacidade de aquisição de produtos ou serviços.