CAGED

Atividades turísticas são responsáveis por 30% das vagas com carteira assinada no setor de Serviço,

Por Redação - Em 10/01/2025 às 12:01 AM

Camareira, Hotel, Setor Hoteleiro, Recepcionista, Empregos, Trabalhadores, Turismo Foto Freepik4

Os setores de “Alojamento e Alimentação” e “Arte e Cultura” se destacaram na geração de empregos FOTO: Freepik

O turismo no Brasil gerou 20.892 novos postos de trabalho formais em novembro de 2024, representando 30% das vagas criadas no setor de Serviços, que totalizou 67.717 contratações. No acumulado de 2024, quase 190 mil pessoas foram empregadas em atividades turísticas no país, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Os setores de “Alojamento e Alimentação” e “Arte e Cultura” se destacaram com fortes altas. O primeiro teve um crescimento de 150%, com 17.394 novas vagas, enquanto o segundo adicionou 324 postos, subindo de 1.981 para 2.305 em novembro.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, comentou os resultados, destacando que o turismo é uma prioridade na agenda econômica do Governo Federal. “Esses números mostram a importância do turismo como motor da recuperação econômica e da geração de empregos”, afirmou.

A maior parte das novas contratações foi de mulheres, com ensino médio completo e entre 18 e 24 anos, especialmente nos setores de “Alojamento e Alimentação” e “Arte e Cultura”, que somaram mais de 8 mil contratações.

Os dados, que medem a diferença entre contratações e demissões, são acompanhados mensalmente pelo Caged e refletem a recuperação do turismo como um dos principais setores geradores de emprego no país.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business