CARTÕES

Banco Central: pagamentos por aproximação crescem e atingem 31,1% no Brasil

Por Redação - Em 03/07/2024 às 11:07 AM

Cartão De Crédito Foto Freepik

Nas operações com a função débito, as transações por aproximação também cresceram de forma equivalente: de 24,4% para 35,2% FOTO: Freepik

O percentual de operações com cartões de crédito feitas por aproximação cresceu de maneira significativa na comparação com outras formas de captura (tarja, chip e não presencial): de 23,1% para 31,1%, nas quantidades transacionadas nos últimos trimestres de 2022 e 2023. Nas operações com a função débito, as transações por aproximação também cresceram de forma equivalente: de 24,4% para 35,2%, quando observado o mesmo período. Os números foram divulgados nesta semana pelo Banco Central (BC).

A autoridade monetária mostrou ainda a utilização dos telefones celulares como o principal canal de pagamento no Brasil. Em 2023, esse dispositivo respondeu por 82% da quantidade total transacionada no ano. O Pix foi o segundo maior meio para os pagamentos em 2023 no país, com 39% do total deles, atrás apenas das transações com cartões (crédito, débito e pré-pago), cuja participação foi de 41%.

Mesmo com toda a crescente digitalização dos pagamentos no Brasil, os dados revelam que, em termos de volume total transacionado, os canais presenciais (caixas eletrônicos, agências bancárias, correspondentes etc.) ainda se mantêm relevantes: cerca de 42% dos recursos movimentados no ano passado foram por meio deles.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business