RELATÓRIO DO BC
Bancos que se digitalizaram antes da pandemia tiveram resultados melhores
Por Marcelo - Em 28/09/2022 às 7:50 PM
Os bancos que se digitalizaram antes da pandemia de Covid-19 conseguiram emprestar mais na fase aguda da crise sanitária. A conclusão consta de estudo divulgado nesta quarta-feira (28) pelo Banco Central (BC). De acordo com a pesquisa, que integra o Relatório de Economia Bancária, os bancos que mais investiram em tecnologia da informação conseguiram lidar melhor com o aumento de custos durante a pandemia. Inclusive o Ceará recebeu, este ano, a inauguração de uma instituição bancária digital, o Onnibank, que tem à sua frente os dinâmicos empresários Halan Bringel e Diógenes Rolim.
As instituições que se prepararam tecnologicamente, conseguiram melhorar de posição no mercado bancário, ao aumentarem a clientela que deixou de ser atendida presencialmente. “Bancos que mais investiram em TI (tecnologia da informação) antes da pandemia conseguem ajustar melhor seus custos locais totais. Adicionalmente, aumentaram relativamente o número de clientes residentes fora da localidade da agência e o volume de concessão de crédito”, destacou o Banco Central.
Para o BC, as instituições financeiras que modernizaram os canais digitais de atendimento diminuíram os efeitos do encarecimento do custo marginal após o início da pandemia. “Esse resultado possivelmente se deve a esses bancos possuírem sistemas mais desenvolvidos e canais digitais mais confiáveis, facilitando que suas agências expandissem sua atuação para os mercados de crédito fora de sua localização”, acrescentou o BC.
Segundo o relatório, a expansão do atendimento compensou a alta dos custos de concessão de crédito provocada pela pandemia. “É razoável supor que a flexibilização conferida por investimentos em TI não se limita a custos. Bancos mais digitalizados geram maior conveniência e possibilitam a clientes a manutenção do canal financeiro de forma eletrônica, independentemente da localidade de acesso”, ressaltou a pesquisa.
Aceleração
Apesar de a crise sanitária impulsionar a digitalização do sistema financeiro, o BC destacou que esse processo já vinha ocorrendo. “Com a introdução de medidas de saúde pública desencorajando contatos pessoais, esse processo se acelerou tanto no setor financeiro quanto no real”, concluiu o BC. No próximo dia 6, o Banco Central divulgará a íntegra do Relatório de Economia Bancária. Ao longo desta semana, o órgão está adiantando boxes de informação, trechos com estudos especiais dentro do documento.
Um exemplo dessa aceleração é o Onnibank, que já vinha sendo pensado há alguns anos pelo Grupo Onnitech, mas que teve uma aceleração do seu desenvolvimento durante a emergência global em saúde e foi lançado em junho deste ano no Ceará, com uma prestigiada palestra do economista Ricardo Amorim. “Além de operações bancárias digitais, oferecemos outros serviços importantes no dia a dia das pessoas, a exemplo de aplicativos de transporte, alimentação e entretenimento“, asseverou o CEO do Onnibank, Halan Bringel. (Com Agência Brasil)