'SETEMBRO AMARELO'
Beach Park promove atendimento aos colaboradores sobre saúde mental
Por Marcelo - Em 03/09/2024 às 11:39 AM
Em um momento onde a saúde mental ganha cada vez mais destaque, o Beach Park reafirma seu compromisso com o bem-estar de seus colaboradores, fomentando ainda mais as ações já existentes em prol da saúde mental do seu time de profissionais. E aproveita o ‘Setembro Amarelo’, mês dedicado a campanhas de conscientização sobre a prevenção do suicídio, para intensificar este trabalho.
Entre estas ações há o projeto ‘Cuidando de você’, que foi implantado durante a pandemia, em 2020, e visa acolher os colaboradores atuando em questões relacionadas à saúde física e mental. Os funcionários do destino turístico têm à disposição uma equipe multidisciplinar – composta por nutricionista, psicóloga, assistente social e clínico geral -, realizando atendimentos individuais, que podem ser solicitados a qualquer momento pelos funcionários, e em grupo.
Ao longo deste mês, o ‘Cuidando de você’ realizará diversas ‘Rodas de conversa’ com foco em Saúde Mental e Valorização da Vida. Nesta semana, elas acontecem a partir esta terça-feira (3), às 9h15, no Aqua Park; amanhã, às 15 horas, no Suites Beach Park Resort; e na quinta, também às 15h, no Wellness Beach Park Resort. Outros encontros em grupo estão programados para serem realizado nos dias 10, 11, 13, 17 e 24 deste mês. Os colaboradores são atendidos em sigilo e, caso seja indicado, a equipe faz o encaminhamento para a Rede de Atenção Psicossocial do SUS ou dos planos de saúde.
Acolhimento
A assistente social Lidiane Dantas, que realiza o acolhimento e o primeiro atendimento, explica que a maioria dos colaboradores que solicita atendimento individual, busca acolhimento para cuidar de seu bem-estar e qualidade de vida. “Não podemos separar a vida pessoal da profissional. Cada indivíduo é único e precisa ser tratado em toda sua complexidade. Para que ele esteja bem no trabalho, ele precisa estar bem nos outros aspectos da vida dele. Estamos aqui para acolher e orientar”, enfatiza.
A profissional explica que muitas vezes ainda é preciso desmistificar aspectos sobre os cuidados com saúde mental. “Tem gente que acha que cuidar da saúde mental é um sinal de fraqueza. Muito pelo contrário. Pedir ajuda requer coragem e é o primeiro passo para melhorar”, afirma. A assistente social ainda explica que a terapia é uma ferramenta para o autoconhecimento e para a construção de uma vida mais equilibrada e saudável.
“Entre as questões que são mais abordadas pelos colaboradores estão ansiedades, demandas relacionadas ao contexto familiar, mulheres em situação de violência, pais e mães de crianças e adolescentes com deficiência e processos relacionados ao luto. Tratar a saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física. Ignorar problemas emocionais pode agravar a situação, assim como ignorar sintomas físicos”, explica Anunciada de Moraes, gerente de RH do Beach Park.