PREVENÇÃO À COVID
Biocredit importa teste com tecnologia similar ao RT-PCR e resultado em minutos
Por Marcelo - Em 22/07/2020 às 2:10 PM
A RapiGEN trouxe ao mercado brasileiro o kit de teste rápido Biocredit Antígeno SARS-Cov-2 para detecção da Covid-19. A importação do produto, já com licença da Anvisa, é realizada pela operação Biocredit, que investiu mais de R$ 10 milhões no projeto.
O diferencial do teste é detectar o vírus – assim como o RT-PCR – só que em até oito minutos. De acordo com Darcy Itiberê e Marcos Oliveira, responsáveis pela operação, o principal objetivo do produto é agilizar a retomada da economia e das atividades presenciais com segurança.
“A detecção e a triagem rápidas restringem a proliferação do vírus, porque as pessoas identificadas positivamente pelo nosso teste Biocredit Coviid-19 Ag podem ser isoladas e tratadas imediatamente”, afirmaram.
A empresa sul-coreana atua há mais de 18 anos no desenvolvimento de testes rápidos para o diagnóstico de diversos tipos de vírus. O Biocredit Covid-19 Ag é o primeiro teste a fazer a detecção do antígeno para a Covid-19, usando a tecnologia Black Gold Particle, o que permite uma alta sensibilidade e especificidade.
O profissional da área de saúde realiza a coleta de uma amostra nasofaríngea, que é analisada na placa de teste. A interpretação do resultado é simples e, em poucos minutos, o paciente sabe se está com o novo coronavírus. A eficácia é similar ao teste de RT-PCR.
Atualmente, o padrão ouro para a testagem da Covid-19 no Brasil é o RT-PCR, contudo seus resultados saem em no mínimo 48 horas. “O teste Biocredit Covid-19 Ag é mais barato que o RT-PCR. Não é preciso enviá-lo a um hospital ou laboratório, o que agiliza o processo em regiões carentes”, disse Roberta Bevilacqua, farmacêutica-bioquímica.
A RapiGEN é uma das maiores fabricantes de soluções inovadoras na área da saúde. Em Fortaleza o Biocredit Covid-19 Ag pode ser encontrado nas Farmácias Santa Branca, na Medclinic e no Laboratório Perez Limardo. Além disso, muitas empresas estão adquirindo o nosso teste para fazer uma triagem preventiva, a fim de não infectar os seus demais colaboradores.
“A grande vantagem é termos o mesmo resultado de um teste como o PCR, mas em cerca de oito minutos, o que pode ser fundamental no caso do tratamento precoce e vem sendo largamente utilizado em hospitais das regiões Sul e Sudeste, principalmente em paciente que vão realizar cirurgias eletivas”, disse o empresário Marcos Oliveira.