ENTRE ARACATI E ICAPUÍ
Bismarck Maia comemora a possível liberação do maior parque solar do mundo: potência instalada de 4,6 GW
Por Marcelo - Em 04/11/2022 às 8:39 PM
O prefeito de Aracati, Bismarck Maia, comemorou nesta sexta-feira (4), que na próxima reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), a ser realizada no próximo dia 10, deverá ser aprovada a concedida a licença ambiental que permitirá a construção do maior projeto de energia solar fotovoltaica do mundo.
A ser executado pela empresa Omega, de energias renováveis, o empreendimento deverá contar com 8 milhões de placas fotovoltaicas, ocupará uma área de quase 8 mil hectares na antiga Fazenda Copam, do Grupo J. Macêdo – que vai de Aracati até Icapuí, e terá potência instalada de 4,6 gigawatts (GW).
O valor dos investimentos a serem realizados na fazenda de geração solar não foram revelados, mas devem ser da ordem de bilhões de reais, e o complexo deverá gerar milhares de postos de trabalho na sua fase de construção e instalação, além de outras centenas quando entrar em operação.
Mais uma excelente notícia para o Ceará, que vem se destacando como um dos principais estados brasileiros com potencial de geração de energias renováveis, como eólica e solar. Sem falar que, em breve, deve ser iniciada a instalação do Hub de Hidrogênio Verde (H2V) na região do Complexo do Pecém.