Boeing quer adquirir até 90% da Embraer
Por Admin - Em 06/02/2018 às 5:25 PM
As negociações entre a gigante do setor aeronáutico Boeing e a Embraer seguem em ritmo acelerado e a norte-americana afirmou ter interesse em adquirir entre 80% e 90% da fabricante brasileira de aviões, formando uma nova companhia para produzir jatos regionais e executivos.
Uma nova rodada de tratativas deve ocorrer depois do Carnaval, em Brasília, uma vez que o Governo Federal – que tem poder de veto, pois possui a ‘golden share’ -, não concorda com a venda da totalidade da companhia, em especial a divisão de defesa, que considera estratégica.
Além disso, a fabricante sueca Saab, que assinou contrato para fornecer à FAB os caças Gripen, com transferência de tecnologia para a Embraer, também já manifestou preocupação com a transação, devido a esta questão tecnológica.
Os norte-americanos acham que precisam ter o controle da nova empresa a ser criada, para dar agilidade aos projetos futuros. Mas ainda existem muitos pontos a serem acertados.
Especialistas em aviação, entretanto, acreditam que os esboço final da venda pode ficar pronto no segundo trimestre deste ano e, então, será apresentado aos acionistas da Embraer.
Divisão de jatos comerciais e executivos seria adquirida, quase na totalidade, pela Boeing
Foto: Divulgação