ECONOMIA

Bolsonaro edita MP que libera R$ 5 bi para reforçar o caixa do Fungetur

Por Marcelo - Em 08/05/2020 às 5:51 PM

Com o objetivo principal de socorrer um setor que vem sofrendo diversos reveses, devido à pandemia de coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro editou a Medida Provisória (MP) nº 963/2020, liberando R$ 5 bilhões para reforçar o caixa do Fundo Geral do Turismo (Fungetur).

Litoral cearense tem forte vocação para os esportes                                   Foto: Divulgação

Este volume de recursos será utilizado no financiamento da infraestrutura turística nacional. Segundo o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o crédito emergencial por meio do Fungetur vai beneficiar toda a cadeia, incluindo os micro e pequenos negócios.

“Eu sei que os empresários do setor de turismo estão indo às agências bancárias e não estão conseguindo os créditos”, argumentou. Por isso, a necessidade de o Governo Federal destinar essa verba de reforço para as ações do setor turístico nacional.

No mês passado, o Palácio do Planalto já havia editado uma MP específica para os setores de turismo e cultura, que permitiu às empresas prorrogarem o pagamento do reembolso de eventos e pacotes de viagens que haviam sido comercializados antecipadamente.

Com a edição da MP 963 no Diário Oficial da União, os créditos vão atender à necessidade de capital de giro para os negócios, já que o segmento é um dos mais afetados pela pandemia. A MP tem força de lei e já está em vigor, mas será analisada pelo Congresso Nacional. (Com informações da Agência Brasil)

Mais notícias

Ver tudo de IN Business