CEARÁ NO RADAR DA GIGANTE BRITÂNICA
BP vai encerrar sua participação na maior companhia de petróleo russa, a Rosneft
Por Marcelo - Em 28/02/2022 às 11:50 AM
A gigante do setor de petróleo & gás, Bristish Petroleum (BP) anunciou que deverá encerrar sua participação na maior companhia de petróleo da Rússia, a Rosneft, que resultará num impacto de US$ 25 bilhões. Presente nas operações do setor em território russo desde a década de 90, essa é mais uma demonstração de como as grandes potências do Ocidente se mobilizarão em represália à decisão de Vladimir Putin em invadir a Ucrânia.
Os detalhes dessa operação ainda não foram definidos, mas teria sido adotada depois de uma pressão do governo do Reino Unido, com o objetivo de ampliar as sanções comerciais contra a Rússia, neste momento de avanço das tropas em território ucraniano. O conflito no Leste da Europa vem gerando mortes e fuga de civis para países vizinhos. A BP já tem um memorando de entendimento assinado com o Governo do Ceará para instalar um Hub de gás natural no Complexo do Pecém.
Na semana passada, o presidente-executivo da BP, Bernard Looney, participou de uma reunião convocada às pressas pelo ministro dos Negócios do Reino Unido, Kwasi Kwarteng, visando esclarecer como era a relação comercial entre a British Petroleum e a companhia russa. O executivo lembrou que a BP participe da produção, reservas e lucros da Rosneft, mas para fins contábeis, recebe só o pagamento de dividendos da empresa da Rússia.
Investir no Ceará
O Ceará faz parte de uma região-chave para a nova estratégia da BP, onde a companhia assinou um memorando de entendimento em janeiro deste ano para instalar um Hub de gás natural com capacidade instalada de cerca de 2,2 gigawatts (GW), o que seria suficiente para abastecer dez milhões de residências e gerar por volta de 5 mil empregos durante a construção.
E no início deste mês uma comitiva composta por sete executivos britânicos, tendo à frente a vice-presidente sênior, Federica Berra, e o presidente da BP no Brasil, Mario Lindenhayn, já realizou uma visita oficial ao Complexo do Pecém e a ZPE-Ceará, visando acelerar esse processo.