
Pesquisa Global
Brasil alcança maior taxa de empreendedorismo em quatro anos
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 27/03/2025 às 3:53 PM

Empreendedorismo No Brasil Foto; Pixabay
A taxa de empreendedorismo no Brasil atingiu o maior patamar dos últimos quatro anos, saltando de 31,6% para 33,4% em 2024. Segundo a mais recente edição do Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM 2024), realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos e Pesquisas em Empreendedorismo (Anegepe), o país conta com 47 milhões de brasileiros envolvidos em negócios, formais e informais.
O aumento na Taxa de Empreendedores Estabelecidos, aqueles com mais de 3,5 anos de operação, foi um dos principais fatores que impulsionaram esse crescimento. Esse indicador subiu de 8,7% em 2020 para 13,2% no ano passado. Com esse resultado, o Brasil avançou da oitava para a sexta posição no ranking global de países com a maior Taxa de Empreendedores Estabelecidos, superando nações como Reino Unido, Itália e Estados Unidos.
Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional, atribui esse avanço aos progressos econômicos e às regulamentações que fortaleceram o ambiente de negócios no país. “O empreendedorismo no Brasil só ganhou a importância que tem hoje porque o país teve um Presidente da República que criou um arcabouço de regulamentações e mecanismos protetivos, que construíram pilares para a edificação desses negócios em bases sólidas”, comentou.
A pesquisa também revelou um aumento na taxa de “Empreendedorismo Total”, que inclui empreendedores iniciais (com até 3,5 anos de atividade), passando de 30,1% para 33,4% em 2024. O Monitor Global de Empreendedorismo (GEM) é a principal pesquisa sobre empreendedorismo no mundo, realizada desde 1999 e abrangendo mais de 120 países. No Brasil, a edição de 2024 entrevistou 2 mil adultos e 58 especialistas.
Mais notícias


Carro premium
