COMÉRCIO
Brasil celebra nova abertura de mercado para exportação de algodão para a Arábia Saudita
Por Redação - Em 25/10/2024 às 10:13 AM
O governo brasileiro recebeu a notícia da simplificação do processo de aprovação para exportações de algodão em pluma, algodão em caroço e seus subprodutos, como farelos, torta, fibrila e óleo, para a Arábia Saudita. Essa medida marca a sexta abertura de mercado na Arábia Saudita em 2024.
Em março, a Arábia Saudita autorizou a importação de sementes de hortaliças. Em agosto, foi a vez das aves vivas, e agora, em outubro, flores e feno também foram liberados para importação. Com essas iniciativas, o agronegócio brasileiro registra 187 novas aberturas de mercado em 2024, totalizando 265 aberturas em 61 destinos desde o início do ano.
Esse crescimento no comércio internacional coincide com a posição do Brasil como o maior exportador mundial de algodão. Nos primeiros nove meses de 2024, o país já comercializou US$ 3,68 bilhões e 1,90 milhão de toneladas do produto, superando os resultados de 2023, quando as exportações alcançaram US$ 3,33 bilhões e 1,68 milhão de toneladas.
Esses resultados são fruto do trabalho entre o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que têm atuado para expandir as oportunidades de mercado para o agronegócio brasileiro.
A abertura de novos mercados é vista como uma estratégia para o fortalecimento da economia brasileira e para a promoção da competitividade do setor agrícola no cenário global.