LEVANTAMENTO DA OCDE
Brasil, China e Israel empatados no crescimento do PIB no 3º trimestre de 2024
Por Redação - Em 04/12/2024 às 10:54 AM
De acordo com um levantamento realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Brasil, China e Israel estão empatados no ranking dos países que apresentaram crescimento no Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre deste ano. O estudo, divulgado nessa terça-feira (3), revela que o Brasil registrou um aumento de 0,9% em seu PIB, mantendo-se na mesma faixa de crescimento de outros países.
O levantamento incluiu dados de 37 economias, das quais 30 apresentaram crescimento positivo no PIB, cinco tiveram uma queda e dois não registraram variação significativa. No total, as economias emergentes e os membros da OCDE mostraram um crescimento médio de 0,37%.
No topo do ranking global, com um impressionante crescimento de 1,2%, estão a Dinamarca e a Indonésia, seguidas pela Índia, Lituânia e México, que registraram uma alta de 1,1%. Estes países destacaram-se no desempenho econômico no trimestre, refletindo uma recuperação robusta após os desafios impostos pela pandemia e as crises econômicas globais.
No caso do Brasil, o crescimento de 0,9% no PIB foi impulsionado, principalmente, pelos setores de serviços (0,9%) e indústria (0,6%). No entanto, a agropecuária enfrentou um recuo de 0,9%, o que exerceu um impacto negativo sobre a economia no período. Com isso, o Brasil se manteve empatado com Israel e China, que também apresentaram crescimento de 0,9%, mas, considerando as casas decimais, Israel ficou ligeiramente à frente, com 0,93%, seguido pelo Brasil (0,91%) e a China (0,90%).
Em termos absolutos, o Brasil gerou R$ 3,0 trilhões em valores correntes durante o período, evidenciando a resistência da economia nacional, mesmo diante de desafios como a instabilidade no setor agropecuário.
Desempenho global
Em contrapartida, algumas economias enfrentaram dificuldades e apresentaram variações negativas no terceiro trimestre. Entre os países que tiveram queda no PIB estão a Suécia (-0,1%), Turquia (-0,2%), Letônia (-0,4%), Hungria (-0,7%) e Noruega (-1,8%). Esses resultados refletem os desafios locais, como desaceleração do consumo, problemas fiscais e impactos da guerra na Ucrânia, que afetaram o desempenho econômico de várias nações.