ESTIMATIVA DA CLIA
Brasil deverá receber a maior temporada de cruzeiros dos últimos dez anos
Por Marcelo - Em 06/07/2022 às 5:58 PM
A temporada de cruzeiros 2022/2023 deverá ser a maior dos últimos dez anos, segundo estimativa da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil, sigla para Cruise Lines International Association). No período de 29 de outubro de 2022 a 20 de abril de 2023, oito navios devem navegar por 160 roteiros, ofertando 674 mil leitos.
Visualizar (abrir em uma nova aba)
Além dos oito navios de cabotagem, que navegam entre portos marítimos nacionais sem perder a costa de vista, outros 35 de longo curso vão viajar pelas águas que banham o extenso litoral brasileiro, além de outros países da América do Sul. A entidade avalia que a demanda reprimida deve se reverter em vendas.
As oito embarcações partirão dos portos de Itajaí (SC), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Santos (SP), percorrendo 160 roteiros, realizando 486 escalas em 17 destinos, incluindo Buenos Aires, Montevidéu e Punta del Este.
Muitos leitos
Juntos, os navios Costa Firenze, Costa Fortuna, Costa Favolosa, MSC Armonia, MSC Musica, MSC Fantasia, MSC Seashore e MSC Seaview vão ofertar 647 mil leitos, o que permite ultrapassar a quantidade de viajantes embarcados na temporada realizada antes da pandemia de Covid-19.
Os navios de longo curso saem de destinos internacionais e têm parada no Brasil para depois seguir o itinerário. Para a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, “isso coloca o País de volta na rota de importantes companhias marítimas de todo o mundo”.
De 7 de outubro de 2022 a 17 de maio de 2023, 35 navios de longo curso farão 309 paradas em 45 destinos localizados em 15 estados, incluindo Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. A expectativa é que o movimento gere um forte impacto positivo para a economia nacional. (Agência Brasil)