DESENVOLVIMENTO

Brasil e China firmam acordos para promover indústria e microempresas

Por Redação - Em 21/11/2024 às 12:01 AM

Brasil E China Firmam Acordos Para Promover Indústria E Microempresas

O vice-presidente e ministro do Mdic, Geraldo Alckmin, destacou que as iniciativas estão alinhadas com a agenda de desenvolvimento sustentável do governo brasileiro

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) e órgãos do governo chinês assinaram, nessa quarta-feira (20), documentos de entendimento voltados para a promoção da indústria, micro e pequenas empresas e o desenvolvimento sustentável. Os acordos foram firmados durante a visita do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil.

O vice-presidente e ministro do Mdic, Geraldo Alckmin, destacou que as iniciativas estão alinhadas com a agenda de desenvolvimento sustentável do governo brasileiro, especialmente com os projetos da Nova Indústria Brasil e do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). “Essas ações incentivam a inovação, a competitividade e a sustentabilidade, gerando emprego e renda”, afirmou.

Os três documentos assinados incluem um Memorando de Entendimento, uma Carta de Intenções e um Plano de Ação, que visam implementar medidas de cooperação entre os governos do Brasil e da China, com foco no incentivo a empresas dos dois países, tanto no setor industrial quanto no segmento de micro, pequenas e médias empresas.

O primeiro documento, uma Carta de Intenções sobre a Promoção da Cooperação de Investimento para o Desenvolvimento Sustentável, foi assinado entre o Mdic e o Ministério do Comércio da China. Com validade de três anos, a carta contempla compromissos nas áreas de economia circular, sustentabilidade no transporte e logística, geração de energia renovável, especialmente fotovoltaica, e a promoção de pesquisas, desenvolvimento e investimentos em descarbonização.

O segundo documento, o Plano de Ação para Promoção do Investimento Industrial e Cooperação 2024-2025, assinado entre o Mdic e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China, dá continuidade a um Memorando de Entendimento firmado em 2023. O plano visa coordenar investimentos e cooperação industrial com base nas realidades e estratégias de desenvolvimento de cada país. A revisão do plano será realizada no segundo semestre de 2025, com foco no progresso de projetos prioritários.

O último acordo, o Memorando de Entendimento para Promoção da Cooperação Econômica e Comercial sobre Micro, Pequenas e Médias Empresas, foi assinado pelo Mdic, o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) e o Ministério do Comércio da China. O documento visa aprimorar o ambiente de negócios para micro, pequenas e médias empresas e aumentar sua participação no comércio internacional, com ênfase no comércio bilateral de forma sustentável e diversificada. O Memorando inclui o compartilhamento de informações, incentivo a estudos e a facilitação de comércio e acesso a mercados relevantes, além de aumentar a participação dessas empresas na economia digital e no comércio eletrônico.

Durante a visita de Xi Jinping, o Mdic também participa de outras agendas de cooperação entre os dois países.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business