Em 10 anos

Brasil prevê R$ 2 trilhões para se tornar potência global de data centers

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 26/03/2025 às 9:00 AM

Data Center Foto Freepik

O Brasil é hoje o principal mercado de data centers na América Latina Foto: Freepik

Em recente entrevista ao portal NeoFeed, Uallace Moreira Lima, secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), revelou os planos do governo federal para transformar o Brasil em uma potência global de data centers nos próximos 10 anos. O projeto, que prevê investimentos de R$ 2 trilhões, busca atrair o setor privado e aproveitar a matriz energética limpa do país como diferencial competitivo.

“O Brasil tem um grande potencial em data centers devido à sua matriz energética limpa, mas é essencial que esses investimentos gerem impactos na cadeia produtiva, como demanda por máquinas e equipamentos”, destacou Lima.

Atualmente, o Brasil lidera o mercado de data centers na América Latina, com 595 MW de capacidade instalada. Um estudo da consultoria CBRE projeta que o país adicionará 220 MW ao longo de 2025, consolidando sua posição de destaque na região.

Além do governo, segundo o NeoFeed, empresas privadas como Equinix, Scala Data Centers e Elea Data Centers já anunciaram projetos bilionários para expandir a infraestrutura no país. Diante disso, especialistas apontam que o Brasil pode se tornar a próxima fronteira global em data centers, competindo com Estados Unidos e China.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business