PROTEÍNA

Brasil recebe autorizações para exportação de novos produtos para Peru e Turquia

Por Redação - Em 03/01/2025 às 12:01 AM

Galinha, Frango, Pecuária, Proteína Animal Foto Freepik

A proteína hidrolisada de aves, insumo utilizado na produção de ração animal, está liberada para comercialização no Peru FOTO: Freepik

O Brasil conquistou novas oportunidades de exportação para dois mercados importantes. No dia 31 de dezembro, o Ministério da Agricultura e o Ministério das Relações Exteriores anunciaram que o governo brasileiro recebeu autorizações sanitárias para exportar proteína hidrolisada de aves para o Peru e mucopolissacarídeo para a Turquia.

A proteína hidrolisada de aves, insumo utilizado na produção de ração animal, está liberada para comercialização no Peru. Em 2024, o país andino abriu dez novos mercados para produtos agrícolas brasileiros, ampliando as possibilidades para itens como erva-mate, farelo de mandioca, feno, fibra de coco e maçãs. Entre janeiro e novembro do ano passado, o Brasil exportou US$ 683 milhões em produtos agrícolas para o mercado peruano, com as autoridades destacando que essas novas aberturas contribuirão para fortalecer e diversificar o comércio bilateral.

Já para a Turquia, o Brasil obteve a autorização para exportar mucopolissacarídeo, um composto de origem animal utilizado na indústria farmacêutica. Este movimento é um reflexo do contínuo estreitamento das relações comerciais entre os dois países. Até novembro de 2024, o Brasil exportou US$ 2,9 bilhões em produtos agropecuários à Turquia, com destaque para soja, produtos têxteis e café.

Com um total de 224 aberturas de mercado para produtos do agronegócio nacional durante o ano de 2024, o Brasil segue ampliando sua presença no comércio global, consolidando-se como um dos principais fornecedores de produtos agropecuários. O crescimento das exportações e a diversificação dos destinos e produtos representam um marco importante para o setor, especialmente no contexto de um mercado internacional cada vez mais competitivo.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business