EMPREENDEDORISMO
Brasil registra abertura de 349,5 mil novos pequenos negócios em setembro; número representa 96% de todas as empresas criadas no período
Por Redação - Em 23/10/2024 às 10:28 AM
Em setembro de 2024, o Brasil abriu 349,5 mil novos pequenos negócios, representando 96% de todos os CNPJs criados no mês. O número é 17% maior em comparação ao mesmo período do ano passado, conforme levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal.
Desde o início de 2024, foram criadas 3,3 milhões de novas empresas no país, sendo aproximadamente 3,2 milhões classificadas como micro e pequenas empresas (MPE) ou Microempreendedores Individuais (MEI), correspondendo a 96% do total.
O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, afirmou que os dados indicam um bom momento para a economia brasileira. “Com a política econômica que o país está protagonizando, a abertura dos pequenos negócios está sendo recorde. O crédito agora não é mais de poucos, é viável para fazer escala e dar oportunidades. A popularização do crédito será representativa para manutenção de mais empregos e renda”, declarou.
As ações voltadas para melhorar o acesso ao crédito e aumentar a competitividade têm incentivado os brasileiros a formalizarem seus negócios e a abrirem novas empresas. Lima destacou que, com o apoio de políticas públicas, esses empreendedores têm contribuído para uma geração recorde de empregos, aproximando o país de um estágio de pleno emprego.
Os setores que mais contribuíram para a abertura de novos CNPJs em setembro foram Serviços, com 222 mil novas empresas (61% do total), Comércio, com 81 mil novas (22%), e Indústria, com 27 mil (8%). Entre os MEIs, as atividades que lideraram foram Publicidade (17 mil), Transporte Rodoviário de Carga (16 mil) e Cabeleireiros e Beleza (15,6 mil). Nos pequenos negócios, as principais atividades foram Atenção Ambulatorial (4 mil), Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo (4 mil) e Restaurantes e Estabelecimentos de Alimentação e Bebidas (3,6 mil).
A pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo (GEM 2023), realizada pelo Sebrae em parceria com a Anegepe, apontou que “fazer a diferença no mundo” é a principal motivação dos empreendedores brasileiros. Além disso, ter o próprio negócio é um dos três principais sonhos dos brasileiros, junto com “viajar pelo Brasil” e “comprar a casa própria”. A pesquisa também revelou que 61% dos empreendedores iniciam um negócio ao enxergarem uma oportunidade, enquanto em 2020, metade o fazia por necessidade.