Brasil tem de investir mais no modal ferroviário

Por Admin - Em 01/06/2018 às 3:27 PM

O transporte de cargas foi altamente afetado pela greve dos caminhoneiros em protesto ao aumento dos valores dos combustíveis – principalmente da gasolina e do óleo diesel, trazendo um prejuízo bilionários para vários setores no País.

E expôs a dependência do Brasil do transporte rodoviários, que leva 61,1% de todas as cargas em circulação. Já o transporte através de ferrovias, leva apenas 21% de todo o material produzido no campo e nas indústrias. 

Uma ampla rede ferroviária favoreceria todo o processo produtivo e de exportação, gerando 30% de economia nos transportes, pois um vagão graneleiro comporta, em média, 100 toneladas de grãos, enquanto um caminhão bi-trem transporta apenas 36 toneladas.

E o uso de trens reduziria a produção de gás carbônico diminuindo o impacto ambiental, além de ser menos suscetível ser alvo de criminosos.

“Com esse cenário, temos a possibilidade de um transporte mais rápido, mais barato que poderia mudar os rumos da infraestrutura brasileira. É de extrema necessidade que se fomente o modal ferroviário para maior eficiência da logística”, diz João Paulo Caldana, diretor Geral da Dachser.

Em meio ao caos da população em busca de gasolina, etanol e diesel, a cidade de Bauru, não ficou sem combustível devido ao abastecimento realizado por meio de trens que saem diretamente da Replan (Refinaria de Paulínia).

Modal ferroviário precisa ser mais explorado no País, pois tem maior capacidade e polui menos

Foto: Divulgação

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