CENÁRIO GASTRONÔMICO
Brasil tem quatro pizzaiolos na lista dos 100 melhores do mundo
Por Redação - Em 17/10/2024 às 10:37 AM
A culinária brasileira se consolida como um dos principais atrativos para turistas no mundo. Em 2024, quatro pizzaiolos brasileiros foram reconhecidos na lista dos 100 melhores do mundo, evidenciando a importância do Brasil no cenário gastronômico. O ranking é parte do concurso TOP100 Pizza, promovido pela The Best Chef, criado em 2015.
Os chefs brasileiros são Fellipe Zanuto, Matheus Ramos, Dani Branca e Pedro Siqueira, ocupando, respectivamente, as posições 42, 56, 72 e 79. A primeira colocação foi para Franco Pepe, da pizzaria italiana Pepe In Grani. A seleção dos nomes foi realizada por 568 profissionais, incluindo chefs, jornalistas e especialistas de diversos países.
O Ministério do Turismo (MTur) celebrou o feito e destacou A pizza brasileira, adaptada ao paladar local e elaborada com ingredientes regionais, reflete a criatividade dos chefs e reforça a imagem do Brasil como um destino gastronômico. Cidades como São Paulo e Rio de Janeiro se destacam por sua diversidade culinária, sendo origem dos premiados no TOP100 Pizza.
Em 2024, o guia 50 Top Pizza também reconheceu as melhores pizzarias da América Latina, com o Brasil representando metade da lista. A Leggera Pizza Napoletana, de São Paulo, conquistou o primeiro lugar. Matheus Ramos, do QT Pizza Bar, foi eleito pizzaiolo do ano, enquanto a pizza “Sobrasada Pirineus”, de A Pizza da Mooca, ficou em primeiro lugar no ranking, destacando São Paulo como a capital da pizza de qualidade na região.
Um estudo da empresa VR revelou que a pizza Marguerita é a preferida entre os brasileiros, representando 20% das escolhas, seguida pela calabresa e a quatro queijos. A frequência de consumo é alta, com 37% das pessoas comendo pizza a cada 15 dias e 27,8% semanalmente. Os sábados, seguidos por sextas-feiras e domingos, são os dias mais escolhidos para essa refeição.
A combinação de uma rica cultura, paisagens e uma gastronomia diversificada continua a atrair turistas interessados em experiências únicas no Brasil.