APONTA SEBRAE

Brasileiros devem gastar mais nas férias de 2025, impulsionando pequenos negócios no turismo

Por Redação - Em 05/01/2025 às 12:01 AM

Camareira, Hotel, Setor Hoteleiro, Recepcionista, Empregos, Trabalhadores, Turismo Foto Freepik4

A alta temporada de turismo deverá gerar um faturamento de R$ 157,7 bilhões FOTO: Freepik

A boa fase da economia brasileira está impulsionando os turistas a investirem mais em suas viagens de férias. Segundo uma pesquisa do Instituto Locomotiva, seis em cada 10 brasileiros planejam gastar mais com passagens e roteiros para o Natal e Ano Novo, decidindo passar as festas longe de casa. As regiões litorâneas, com suas praias, são as mais procuradas, com 57% das preferências, seguidas por grandes cidades fora do litoral (18%) e cidades pequenas.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta que a alta temporada de turismo, que vai de novembro de 2024 a fevereiro de 2025, deverá gerar um faturamento de R$ 157,7 bilhões, refletindo a disposição dos brasileiros em gastar mais durante as férias. Esse aumento no gasto dos consumidores representa uma excelente oportunidade para os pequenos negócios, especialmente os ligados ao setor de turismo.

De acordo com a pesquisa, 49% dos turistas preferem se hospedar em hotéis ou pousadas, enquanto 24% devem optar por alugar casas ou apartamentos. Independentemente do porte da cidade ou do tipo de hospedagem, o cenário atual é favorável para os pequenos negócios que atuam no setor, uma vez que a demanda por serviços relacionados ao turismo está em alta.

O Polo Sebrae de Turismo de Experiência revela que o segmento de turismo já é responsável por cerca de 60% do faturamento dos pequenos negócios da indústria do turismo no Brasil. As experiências de viagem são a principal motivação para 90% dos turistas brasileiros, com destaque para o ecoturismo e o contato com a natureza (57%). Além disso, 70% dos turistas buscam momentos de relaxamento, impulsionando ainda mais o consumo de serviços voltados ao bem-estar e à tranquilidade.

Oportunidades para Pequenos Negócios Aproveitarem o Aumento do Gasto no Verão

Com o aumento da disposição dos turistas em gastar mais, o setor de serviços apresenta diversas oportunidades para novos negócios, especialmente nas áreas de turismo, saúde, beleza e estética. Entre as sugestões de negócios para o verão, destacam-se:

Guia de turismo: com o aumento das viagens, os microempreendedores individuais (MEI) têm uma excelente oportunidade de oferecer passeios em suas cidades ou municípios vizinhos.

Ecoturismo: organizar grupos para trilhas, pedaladas e outras atividades ao ar livre também é uma boa forma de lucrar durante a alta temporada.

Esportes: aulas de surfe, stand up paddle, bodyboard e kite surf no litoral são opções com grande demanda. Além disso, outras atividades esportivas para jovens, como vôlei de praia e futebol, também apresentam potencial.

Gastronomia: o verão é a época ideal para oferecer opções de alimentação saudável, como sucos, sanduíches e refeições rápidas, para turistas que preferem não cozinhar.

Moda praia: a venda de biquínis, roupas de banho, óculos de sol, chapéus e bijuterias é uma ótima aposta para quem deseja aproveitar o aumento da procura por moda praia.

Produção de eventos: o aumento das viagens também gera demanda por entretenimento, o que torna a organização de eventos como shows e exposições culturais uma excelente oportunidade para movimentar bares, restaurantes e espaços de lazer.

Sebrae no turismo

O Sebrae tem se destacado no apoio ao setor de turismo com programas como o Agentes de Roteiro Turístico (ART), que já atendeu mais de 18,2 mil pequenos negócios em mais de 700 municípios, e o Polo Sebrae de Ecoturismo, focado em promover destinos turísticos sustentáveis. Além disso, o Sebrae criou o Polo de Referência Sebrae em Turismo de Experiência, que visa impulsionar o turismo baseado em experiências autênticas, proporcionando apoio estratégico e recursos para empreendedores e pequenos negócios.

Com a disposição dos brasileiros em gastar mais nas férias de 2025, o cenário é promissor para os pequenos negócios que desejam se aproveitar do aumento do consumo no setor de turismo. O crescimento das viagens e a busca por experiências autênticas e relaxantes oferecem inúmeras possibilidades para o empreendedorismo no próximo verão.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business