CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL

BSPAR Incorporações e 3E Soluções recebem a chancela do Selo ESG-FIEC

Por Marcelo - Em 14/09/2023 às 1:51 PM

A BSPAR Incorporações e a 3E Soluções foram agraciadas nesta quinta-feira (14), com o Selo ESG-FIEC, conquista após uma longa jornada cumprindo exigências nas áreas ambiental, social e de governança corporativa, demonstrando o compromisso e a responsabilidade de suas atuações. Além disso, contando com a chancela internacional do Bureau Veritas, certificado internacional reconhecida em todo o mundo. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, entregou as certificações e ressaltou que a natureza tem servido à população mundial de diversas maneiras, mas seus recursos são finitos e alguns renováveis, mas necessitam de um tempo para se recompor.

Beto Studart, Ricardo Cavalcante e Maurício Milhomem no evento na cobertura da Casa da Indústria

E é nesse momento que a área ambiental precisa ser olhada com outros olhos. Ele disse que é muito relevante que as empresas tenham uma grande preocupação com os recursos naturais. “Temos a consciência, o conhecimento e a inteligência necessários à promoção das mudanças que sabemos serem essenciais para seguir fazendo a vida valer a pena. Nós que fazemos a FIEC, após décadas de aprendizado e crescimento, resolvemos assumir a responsabilidade dessa mudança no ambiente industrial. E não o fizemos de forma isolada, mas trazendo para perto um conjunto de organizações que, como nós, perceberam que a hora de mudar passava à nossa frente”, afirma.

E ressaltou que o Núcleo ESG-FIEC entregou a duas grandes empresas – BSPAR e 3E Soluções -, o seu selo, que chancela as boas ações nas áreas ambiental, social e de governança. “Estamos há cerca de um ano da inauguração do nosso Núcleo de ESG, onde existem 28 processos e já temos, com as duas de hoje, dez empresas com o Selo ESG-FIEC. Isso mostra, não só para a sociedade, mas para espanto de muitas pessoas, que a indústria tem um grande compromisso com o social, o meio ambiente e, principalmente, com a governança. E dessas dez, talvez 60% saíram com o Selo Triplo A, a maior certificação. Isso mostra que a FIEC está preocupada não somente com o ESG, mas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa é a nossa função: defender a indústria, mostrar que a gente faz e faz bem feito”, destaca Ricardo Cavalcante.

Os vencedores

Beto Studart disse que é preciso conjugar finanças e aspectos de ESG

O CEO da BSPAR, Beto Studart ressaltou que está havendo uma grande revolução no setor industrial, pois antigamente os empresários se preocupavam mais com a performance financeira, mas hoje o empreendedorismo tem mudado essa visão. “A melhor performance financeira precisa estar conjugada com o aspecto social (a empregabilidade, o treinamento, a congregação de pensamentos), com a questão ambiental, que antigamente nós negligenciávamos e com a governança. Precisamos estar preocupados com a conjugação desses três fatores, para que possamos ter a ética inserida nesse contexto. Recebemos o selo Triplo A, que é máximo e nós da BSPAR ficamos muito felizes com essa conquista. E fomos a primeira incorporadora do Ceará a ganhar este selo, o que é muito importante. E além de ganhar, precisamos mantê-lo”, assevera.

Salientou que a questão financeira é muito importante para o empreendedor, desde que tenha as suas responsabilidades complementares. E para que se possam fazer novos empreendimentos, para ter novos colaboradores e gerar novas oportunidades como o BS Gold e o futuro BS Steel. “O pensamento do BS Steel é levar a indústria para dentro do canteiro de obras. Tivemos uma grande advento na construção civil em 1920, com o concreto armado, mas ele já cumpriu grande parte do seu propósito. Precisamos partir para outras soluções e com o aço não tem entulho, não tem madeira, não tem prego, reduz a utilização de água, o desperdício e os resíduos, e é muito seguro. Nosso pensamento no BS Steel é para fazermos além de um monumento, mostrar a todos que a construção civil com a indústria dentro é possível fazer e com mais responsabilidade ambiental. Encontrando grandes soluções técnicas. A parte de preço e de custo, vamos tentar compatibilizar e é isso que vamos fazer agora, o estudo de custos. Se estiver compatível com o concreto, vamos para ele, e a parte das negociações de suprimento, a própria ArcelorMittal está participando do nosso grupo de trabalho. Vai ser uma grande tacada se Fortaleza tiver o BS Steel”, complementa Beto Studart.

Maurício Milhomem destacou desafios na conquista do Selo ESG-FIEC

Já o CEO da 3E Soluções, Maurício Milhomem Gonçalves, salientou que é uma grande honra para a empresa ser agraciado com esse selo tão importante. “A FIEC pulou na frente, desenvolvendo uma metodologia para efetivamente conseguir medir como as empresas estão utilizando os preceitos de ESG no seu dia a dia. Não foi fácil para nós. Já temos certificações ISO, mas mesmo assim tivemos de nos preparar bastante para atender a todos os quesitos que a FIEC solicita. Depois passamos por uma rigorosa auditoria do BVQI (Bureau Veritas Quality International). Realmente não é só uma escolha, tem todo um mérito e uma chancela. Para nós é motivo de muito orgulho passar por tudo isso, porque mostra que conseguimos chegar no nível de grandes empresas mundiais. Hoje o ESG é um diferencial no mercado competitivo, inclusive ditando as empresas que serão sustentáveis, por vários anos. Temos de manter este selo e tentar, cada vez mais, trazer para dentro do nosso negócio oportunidades em que agente consiga aliar a sustentabilidade com o desenvolvimento empresarial, pois trabalhamos com eficiência energética, através da troca de equipamento, mudança da matriz energética, descarbonização e mobilidade elétrica”, conclui.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business