EVENTO B2B

BTM 2024 vai reunir mais de cinco mil pessoas para debater o turismo no Brasil

Por Marcelo - Em 12/09/2024 às 7:59 PM

Os empresários Breno Mesquita e Cláudio Júnior anunciaram nesta quinta-feira (12), em Fortaleza, que a 13ª edição do Brazil Travel Market (BTM), maior evento de turismo B2B (business to business) do Norte e Nordeste, será realizada nos dias 24 e 25 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará (CEC). Esta é a quarta vez que o BTM acontece em Fortaleza, e promete atrair um público superior a cinco mil pessoas que atuam no setor, do Brasil e de outros países.

Com foco em agentes e operadores de viagens, o BTM deverá reunir expositores, representantes de órgãos de turismo, poder público e associações da indústria, além de caravanas de diversas partes do Brasil. A programação inclui feiras de negócios e capacitações nacionais e internacionais, oferecendo uma oportunidade única para networking e aprendizado. Haverá, inclusive, uma sala em que estarão a Universal Studios, Orlando Magic, Sea World e Visit Orlando, com 350 lugares, para mostrar o que a região deles tem de melhor aos agentes de viagens.

Cláudio Júnior, Alexandre Pereira, Yrwana Albuquerque e Breno Mesquita                     Foto: Paula Amaral

De acordo com Breno Mesquita, sócio da BBC Eventos, que realiza o BTM, trata-se da maior e da melhor edição de todos os tempos, pois cresceu muito com a vinda para o Ceará. “Ter a possibilidade de trazer um público qualificado para o município e o Estado é muito bom, porque ele vai conhecer o destino. Vamos unir os principais players do mercado de turismo, conversando com agentes e operadores do Norte e Nordeste do País. O Ceará está figurando como um dos principais destinos turísticos do Brasil e o momento é muito propício para o nosso evento. A conectividade aérea e o valor das passagens é um tema importante que será  discutido nestes dois dias”, afirma.

Os secretários de Turismo do Ceará e de Fortaleza – Yrwana Albuquerque e Alexandre Pereira -, estiveram no lançamento do BTM 2024 e destacaram sua importância. “A gente vai estar com um estande próprio da Secretaria do Turismo (Setur-CE) para promover os nossos destinos, fomentar as nossas rotas, pois o Ceará tem seis, fazendo com que os empresários possam ter a oportunidade de fazer a divulgação dos nossos produtos. Vamos utilizar o evento, com esses grandes players nacionais e internacionais, para podermos comercializar e promover os nossos destinos”, destaca Yrwana.

Já o titular da Setfor também tem uma expectativa positiva para o evento, pois é a quarta vez que acontece em Fortaleza e conta com o apoio da gestão municipal. “Hoje é a terceira feira B2B do Brasil, voltada para negócios, que atrai muitos agentes e operadores de viagens, além do público final. O turismo de eventos em nossa cidade tem uma importância extraordinária, pois ela já é consolidada para o turismo de lazer, e na baixa estação, termos turismo focado em eventos, consolida ainda mais o destino e traz um turista que gasta cerca de 20% a mais. Faz parte da nossa estratégia tornar Fortaleza esse destino nacional e internacional dos grandes eventos”,  salienta Alexandre Pereira.

Temática ampla

O BTM 2024 contará com uma rica programação de palestras abordando temas como tendências tecnológicas no turismo, inteligência artificial (IA) e estratégias para o crescimento do turismo sustentável. A curadoria ficará a cargo de Thiago Akira, um especialista renomado, e contará com a participação de palestrantes de destaque, como Daniel Turbox, Saulo Bocannera e Thais Medina.

Centro de Eventos possui amplos espaços para feiras, congressos e seminários

Segundo Cláudio Júnior, a ideia é reunir a cada ano mais profissionais que atuam no setor turístico, para quando retornem às suas cidades de origem todo o conhecimento do destino Ceará pode ser multiplicado. “Outro objetivo nosso promover capacitações, não só com os agentes que estão vindo de todo o Brasil, mas com o trade local também. Teremos salas de capacitação de 30 a até 350 lugares, dependendo do tema, com palestrantes nacionais e internacionais, mostrando as tendências do turismo em tecnologia, vendas e muito mais”, destaca.

O Brazil Travel Market também foi selecionado como ponto de encontro para diversas reuniões regionais e nacionais, incluindo encontros da ABAV Norte – Nordeste; Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur); Observatório de Turismo do Brasil e o Programa de Regionalização do Ministério do Turismo (MTur), que deve trazer cerca de 300 representantes para o evento. Essas reuniões refletem a importância do BTM como um Hub de networking e desenvolvimento para o setor de turismo.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business