FEIRA DE TURISMO B2B

BTM deve trazer 5 mil agentes de viagens do Brasil e do exterior para Fortaleza

Por Marcelo - Em 15/09/2022 às 9:04 PM

Os empresários Breno Mesquita e Cláudio Júnior, da BBC Eventos, estiveram em Fortaleza nesta quinta-feira (15), para apresentar os detalhes da 11ª edição da Brazil Travel Market (BTM), considerado um dos maiores eventos B2B de turismo do Brasil, que será realizado nos dias 20 e 21 de outubro em Fortaleza. Eles reuniram um grupo seleto de jornalistas e influencers durante um evento de alto nível no Restaurante Santa Grelha.

Breno Mesquita e Cláudio Júnior acreditam no sucesso da BTM 2022            Foto: Divulgação

A capital cearense foi escolhida para sediar novamente a BTM devido à sua ampla malha aérea – nacional e internacional -, ótima infraestrutura hoteleira e de gastronomia, além de ter grandes atrativos para o setor do turismo, como a nova Avenida Beira Mar, o Beach Park e diversas praias próximas de beleza impactante, como o Cumbuco. Além disso, tem no Centro de Eventos do Ceará um local adequado para uma feira deste porte, que deverá reunir 5 mil profissionais do turismo por dia, 200 estandes, caravanas de agentes de viagens de todo o Brasil, capacitações, rodadas de negócios e a exclusiva Área Luxury, que contará com expositores diferenciados.

“O evento tem como objetivo vender destinos nacionais para operadores estrangeiros e vice-versa. A feira é totalmente voltada para a realização de negócios, tanto que já bloqueamos 2.000 leitos na rede hoteleira de Fortaleza que serão oferecidas aos agentes, operadores de turismo e hosted buyers. Participarão, também, caravanas de outros países como Estados Unidos, Canadá, Israel, Chile, Cuba, Uruguai e praticamente toda a Europa”, afirmou Cláudio Júnior.

Magnitude

“A BTM é importante para Fortaleza, de grande magnitude. Afinal, o turismo de eventos e negócios tem um tíquete médio acima do de lazer. E isso traz um forte impacto para a economia da nossa Capital. Antes da pandemia, 18 milhões de brasileiros viajavam para o exterior e passaram a viajar dentro do Brasil, por isso a retomada forte do turismo. Mas o preço elevado das passagens aéreas ainda é um grande gargalo”, disse o titular da Setfor, Alexandre Pereira.

Sua opinião foi chancelada pela secretária-adjunta da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), lembrando que este momento de retomada turística tem levado o Estado e a capital cearense a figurarem sempre no Top Five entre os destinos mais buscados do Brasil. “As notícias do turismo aqui para o Ceará estão muito boas e com a BTM devem melhorar ainda mais. O cenário está positivo e a feira é muito robusta no público que vai trazer e pela sua atuação B2B”, lembrou Denise Carrá.

Jornalistas e influencers conheceram todos os detalhes do evento de outubro

Para o presidente da ABIH-CE, a divulgação do destino é de grande importância para o sucesso do turismo. “Vou usar uma analogia com a Coca-Cola. É um bom produto, por um bom preço. Com uma boa distribuição e uma boa propaganda. Temos um bom produto, que é o Ceará. Tem bom preço, pois é acessível. Tem de estar na prateleira, que são as agências de viagem e tem de ter propaganda falando para as pessoas virem para Fortaleza. Temos grandes atrativos como a nova Beira Mar, Polo Gastronômico da Varjota, muitas novidades na Capital e no Ceará inteiro, mas precisamos dizer isso. E quando vocês trazem 5 mil agentes de viagens para conhecer isso in loco, é fantástico para alavancar o turismo do nosso Estado”, destacou Régis Medeiros.

Já o presidente da Abav-CE, Murilo Santa Cruz, destacou a importância de trazer para os agentes de viagens a qualificação. “E para o Ceará, ser o palco de uma das maiores feiras do Brasil é de uma importância ímpar. Ano passado tivemos a oportunidade de trazer a maior feira da América Latina, a Abav Expo Internacional, que era permanente no eixo Rio-São Paulo e conseguimos trazer para cá no momento de retomada, que foi muito importante. E, agora, o Ceará terá visibilidade todos os anos”, salientou.

Finalizando o evento, Breno Mesquita disse que a expectativa da BTM no Ceará é muito positiva, pois trará grandes players do mercado que vão dialogar com os agentes de viagens cearenses, o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza. “É uma grande oportunidade de consolidação do destino Ceará. A nova consulesa dos Estados Unidos, Jéssica Simon, estará conosco e o pleito de ter um consulado americano em Fortaleza – que possa atender o Norte do País, além do Ceará, Piauí e Maranhão, é justo -, pela grande distância, principalmente do Norte até Recife, para obter o visto. Teremos os agentes internacionais que vão estender sua permanência para conhecer melhor o Estado. E ter esse evento aqui, é a maneira mais barata de divulgar o destino”, salientou.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business