
COMÉRCIO EXTERIOR
Butão abre mercado para carne bovina brasileira
Por Redação - Em 20/02/2025 às 1:01 AM

A decisão de abrir o mercado para a carne bovina brasileira fortalece as relações comerciais entre os dois países e cria uma nova oportunidade para diversificar a oferta de proteínas no Butão FOTO: Freepik
O governo brasileiro anunciou, nessa quarta-feira (19), que as autoridades sanitárias do Butão aceitaram o modelo de Certificado Sanitário Internacional (CSI) para a exportação de carne bovina congelada do Brasil. O comunicado foi divulgado conjuntamente pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE).
De acordo com a nota oficial, a decisão de abrir o mercado para a carne bovina brasileira fortalece as relações comerciais entre os dois países e cria uma nova oportunidade para diversificar a oferta de proteínas no Butão, contribuindo para a segurança alimentar do país.
Além disso, essa nova abertura de mercado expande a presença da carne bovina brasileira na Ásia, uma região com grande potencial para o agronegócio, e impulsiona as exportações do setor. A medida também deve gerar novos empregos no Brasil, estimulando ainda mais o crescimento da economia nacional.
Com esta ação, o agronegócio brasileiro alcança a 26ª abertura de mercado em 2025, somando um total de 326 novas aberturas desde o início de 2023, consolidando a posição do Brasil como um dos maiores exportadores de produtos agrícolas e pecuários do mundo.
Mais notícias


OBSERVATÓRIO DA MINERAÇÃO
