![](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2022/08/alexandre-de-moraes-1-800x534.jpg)
852 HECTARES
BYD adquire direitos para exploração de lítio no Brasil e avança no setor de mineração
Por Redação - Em 16/02/2025 às 12:52 AM
![Litio, Vale Do Jequitinhonha](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2025/02/litio-vale-do-jequitinhonha-300x169.jpg)
Os lotes ficam próximos ao novo projeto de fábrica da empresa na Bahia e a lotes de propriedade da mineradora Atlas Lithium, listada nos EUA
A fabricante de carros elétricos BYD adquiriu, em 2023, direitos minerários sobre dois lotes em uma região rica em lítio no Brasil, marcando sua entrada no setor de mineração no país. A aquisição foi realizada por meio da subsidiária BYD Exploração Mineral do Brasil, criada no mesmo ano, e cobre 852 hectares na cidade de Coronel Murta, em Minas Gerais, na área conhecida como Vale do Jequitinhonha. Os lotes ficam próximos ao novo projeto de fábrica da empresa na Bahia e a lotes de propriedade da mineradora Atlas Lithium, listada nos EUA.
A subsidiária da BYD foi registrada com um capital social de R$4 milhões e obteve um lucro de R$213.000 em 2023. Contudo, a empresa está ainda em fase de pesquisa, sem movimentação financeira significativa ou receitas operacionais. A BYD não se pronunciou sobre o assunto.
Este movimento segue a estratégia da empresa no setor de minerais estratégicos, após participações em mineradoras chinesas e a participação em lances para projetos de lítio no Chile. O Brasil, conhecido por seus depósitos de rocha que permitem mineração tradicional, se destaca na corrida geopolítica por acesso a minerais críticos, com uma abordagem mais flexível em relação ao controle estatal da exploração de lítio.
A BYD contratou a Minagem Geologia e Mineração, uma empresa brasileira de pesquisa mineral, para conduzir estudos na área, com a perspectiva de que um projeto de mineração no Brasil leve entre oito a 15 anos para entrar em operação, caso seja considerado viável economicamente.
Além disso, a empresa tem investido na construção de uma fábrica no litoral da Bahia, com capacidade para produzir 150.000 carros elétricos anualmente, consolidando ainda mais sua presença no maior mercado de carros elétricos fora da China.
Mais notícias
![](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2022/08/alexandre-de-moraes-1-800x534.jpg)
![Capa Gusttavo Lima](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2025/02/capa-gusttavo-lima-800x534.jpeg)
Novos Horizontes
![Tatau Crédito Divulgaçãotatau](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2025/02/tatau-credito-divulgacaotatau-800x534.jpeg)