SUPERANDO FORD E HONDA

BYD avança no mercado automotivo e deve alcançar 4 milhões de veículos vendidos em 2024

Por Redação - Em 10/12/2024 às 1:01 AM

Bydsongpluspremium4 1024x640

A participação da BYD no mercado chinês foi de 17,1% em novembro, um aumento em relação aos 12,5% registrados em 2023

A fabricante chinesa de veículos elétricos BYD ganhou participação no mercado automotivo em novembro, com o setor na China registrando o maior crescimento de 2024. Esse desempenho coloca a empresa em uma trajetória sólida para alcançar sua meta de vender 4 milhões de veículos neste ano e ultrapassar montadoras como Ford e Honda.

A empresa já comercializou 3,76 milhões de unidades até novembro, incluindo 506.804 veículos vendidos apenas no último mês. Com o mercado forte na China, que representa mais de 90% das vendas totais da montadora, a meta de 4 milhões de veículos está ao alcance.

Além das vendas diretas, o crescimento da BYD também foi impulsionado pelo programa de troca de carros subsidiados por financiamentos do governo, que, até 18 de novembro, registrou mais de 4 milhões de trocas. Sem esse estímulo, as vendas de automóveis no acumulado do ano poderiam ter mostrado uma queda em vez de um crescimento de 4,4%, segundo dados da Reuters.

A participação da BYD no mercado chinês foi de 17,1% em novembro, um aumento em relação aos 12,5% registrados em 2023, segundo dados da Associação de Fabricantes de Automóveis da China (CPCA). Em comparação, as joint ventures da Volkswagen com os grupos SAIC e FAW juntas detiveram uma fatia de 11% do mercado entre janeiro e novembro, abaixo dos 14,2% registrados no ano anterior.

Se o ritmo de vendas continuar, a BYD pode alcançar a marca de 6 milhões de carros vendidos nos próximos 12 meses, colocando-se no mesmo nível de grandes grupos de montadoras globais, como General Motors e Stellantis. A empresa também planeja vender entre 5 milhões e 6 milhões de veículos em 2025, de acordo com analistas do Citi.

A expansão da produção tem sido um fator crucial para o crescimento da empresa. De agosto a outubro, a BYD aumentou sua capacidade de produção em 200 mil veículos e contratou 200 mil novos funcionários para a fabricação de automóveis e peças. Em setembro, o número total de colaboradores da companhia atingiu cerca de 1 milhão, frente aos 703.500 no final de 2023.

Essa capacidade de crescimento permitiu à BYD se destacar entre seus concorrentes, ajudando a controlar custos e a vencer a intensiva guerra de preços no mercado chinês, que impactou muitas montadoras estrangeiras. Recentemente, a empresa também solicitou cortes de preços a vários de seus fornecedores.

Enquanto isso, a General Motors enfrenta dificuldades na China, com uma reestruturação que acarretará encargos de mais de 5 bilhões de dólares, devido a perdas e queda nas vendas de sua joint venture no país.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business