BYD faz parceria com o Santander para financiamento de carros elétricos
Por Viviane Ferreira - Em 19/10/2022 às 1:48 PM
O Santander Brasil fez um acordo com a montadora BYD, conhecida pelos veículos elétricos, e vai financiar os automóveis e as concessionárias do grupo chinês. A meta da BYD é vender 10 mil unidades em 2023 e 20 mil em 2024 no país. No futuro, a instituição financeira e a companhia podem fazer uma joint-venture para criar um banco de montadora propriamente dito, a exemplo do que o Santander já tem com Renault, Peugeot e Hyundai.
O Santander é o banco líder no financiamento automotivo no Brasil, com 25% de participação nesse mercado. Com a parceria, a ByD passa a oferecer mais uma opção de compra dos veículos e acessórios da marca.
Com a iniciativa, todas as etapas do financiamento do carro – da análise à aprovação do crédito, passando pelas opções de planos de pagamento – serão realizadas na rede digital da Santander Financiamentos. O banco vai atender também às necessidades da rede de concessionárias BYD, por intermédio da modalidade “floor plan”, uma linha de crédito rotativa, com condições atrativas para aquisição de veículos da fábrica pela loja.
Além dos automóveis, os concessionários da marca oferecerão aos clientes a solução completa para a geração de energia limpa por módulos fotovoltaicos fabricados pela BYD, que também são financiados pelo Santander.
Santander e BYD também negociam parcerias em outros países, em especial na Europa.
O banco diz que está sempre de olho em linhas de instituições financeiras multilaterais voltadas para o financiamento de veículos elétricos. Mas, por enquanto, a parceria com a BYD não conta com recursos desse tipo de programa.
Os veículos elétricos da Byd já estão em Fortaleza na loja de sua revenda Carmais, na Avenida Barão de Studart.