EVENTO DO LIDE CEARÁ
C-Levels executam papel relevante na estratégia de comunicação das empresas
Por Marcelo - Em 27/09/2024 às 4:34 PM
A defesa de líderes engajados na busca pela humanização das marcas foi o ponto central do café-debate promovido pela Lide Ceará, na sexta-feira (27), com a participação de Ana Moisés, diretora de vendas do LinkedIn para América Latina, e Mônica Monteiro, assessora Executiva Sênior da Presidência do Times CNBC Brasil. O encontro também destacou como o papel dos líderes vai das funções tradicionais, posicionando-os como agentes transformadores na comunicação e engajamento das empresas com a sociedade.
Ana Moisés trouxe à tona o conceito de ‘liderança inovadora’ nas redes sociais, destacando como a conexão humana e autêntica é cada vez mais valorizada pelo público. Segundo dados do LinkedIn, após a pandemia, os consumidores começaram a esperar que os líderes empresariais assumissem um posicionamento claro sobre temas sensíveis para a sociedade. “As pessoas querem ouvir os líderes. Esperam que eles falem sobre questões relevantes, tanto por meio das redes sociais quanto através das relações públicas. Essa interação gera confiança e fortalece a imagem da marca”, afirmou Ana.
Os números reforçam essa nova realidade. Entre os tópicos mais procurados na plataforma estão notícias e tendências do setor, dicas de melhores práticas e liderança. Todos esses temas ganham mais relevância quando o discurso corporativo é acompanhado pela voz dos executivos. “Quando os líderes agregam suas opiniões, suas histórias e suas perspectivas, o impacto é exponencial“, complementa Ana Moisés.
Além de contribuir para a conexão com o público, os líderes ampliam o alcance das marcas. Dados do LinkedIn revelam que C-Levels ativos na plataforma permitem que suas empresas alcancem 8,4% mais pessoas fora do público seguidor tradicional e 8,2% a mais entre os que já acompanham a empresa. “As lideranças têm o poder de estabelecer conexões que vão além dos limites da marca, expandindo a mensagem e aproximando novos públicos”, ressalta Ana.
Experiências significativas
Mônica Monteiro corroborou essa visão, destacando a transição do foco em produtos e serviços para a criação de experiências significativas. “Não falamos mais apenas de produtos, mas de experiências que conectam as pessoas com as marcas. Hoje, o marketing é uma estratégia de engajamento emocional. Por isso, os líderes precisam se posicionar como porta-vozes, trazendo não apenas a mensagem da empresa, mas também suas histórias pessoais e perspectivas autênticas”, afirma Mônica, que ainda destacou a chegada do CNBC ao Brasil como uma plataforma para debates relevantes no cenário econômico.
A presidente do Lide Ceará, Emília Buarque, sintetizou o impacto dessas reflexões. “O que vimos aqui foi um momento riquíssimo de trocas, que nos faz refletir sobre o poder da comunicação na construção de negócios duradouros. As pessoas são o ativo mais valioso de qualquer organização, e ouvir duas referências como Ana e Mônica reforça a importância de lideranças ativas e engajadas para fortalecer e amplificar as mensagens das empresas”, conclui.
O evento reforçou a importância da humanização nas marcas, onde as vozes dos líderes se tornam uma ponte essencial para conectar valores, histórias e propósitos com um público cada vez mais atento e exigente. As empresas que reconhecem esse movimento e capacitam seus líderes para participarem dessa conversa estão melhor posicionadas para construir legados de longo prazo, com base em conflitos e relações humanas.