TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

C-levels indicam livros para entender a IA e antecipar seu impacto nos negócios

Por Marcelo - Em 20/04/2024 às 1:17 PM

A consultoria Accenture divulgou os dados de seu estudo Pulse of Change que mostrou, entre outros pontos, que 85% das companhias consultadas projetam aumentar seus investimentos em inteligência artificial (IA) generativa no decorrer deste ano. E com enfoque maior em áreas prioritárias como atendimento ao cliente, finanças e marketing.

C-level afirmam que os executivos brasileiros devem estar atentos à IA

A pesquisa, que entrevistou mais de 2.000 C-levels ao redor do mundo, demonstra que os executivos brasileiros precisam estar cada dia mais preparados e se antecipar às transformações que as tecnologias irão promover em seus negócios. Além disso, de acordo com análises do Google Trends, a pesquisa por livros relacionados com IA e tecnologias no geral cresceu nos últimos 12 meses. Ainda assim, no Brasil, apenas 16% da população maior de idade comprou algum livro no ano passado, de acordo com levantamento da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

Com a chegada do Dia Mundial do Livro, celebrado na próxima terça-feira (23) como uma iniciativa da Unesco para, entre os seus principais objetivos, estimular a leitura, C-leves de diversos setores indicam publicações que foram importantes para se aprofundar em temas relacionados a novas tecnologias e para moldar a visão de negócio de cada um em suas áreas de atuação. Acompanhe a seguir alguns dos títulos indicados.

Sugestões

Laís Macedo, empresária e fundadora do Future Is Now, grupo de networking destinado a líderes da nova economia indica ‘Essencialismo’, de Greg McKeown. “É um livro que propõe a prática de focar no que é verdadeiramente essencial para aumentar a eficiência e a qualidade de vida, encontrando um paralelo interessante com o uso da inteligência artificial. Assim como o ‘Essencialismo’ encoraja os leitores a eliminar o desnecessário para focar no que realmente importa, a IA pode ser implementada para automatizar tarefas rotineiras e complexas, permitindo que indivíduos e organizações se dediquem às suas prioridades centrais“, afirma. A integração da inteligência artificial no dia a dia e nos trabalhos não só otimiza processos, mas também reflete os princípios essencialistas de fazer mais e melhor com menos, focando no importante e necessário para maximizar resultados e satisfação.

Para André Abreu, CEO e fundador da BossaBox, startup que aloca e gere profissionais de tecnologia para empresas e scale ups, o livro a ser lido é ‘Competing in the Age of AI: Strategy and leadership when algorithms and networks run the world’, dos autores Marco Iansiti e Karim R. Lakhani. “Este é um dos meus livros de não ficção favoritos, não só pela abordagem de IA e cases tratados, mas também olhando para os negócios e estratégia. É fantástico!“, destaca o CEO. O livro explora a forma como as organizações impulsionadas pela inteligência artificial estão adotando uma nova estrutura operacional, transformando a maneira como criam, capturam, compartilham e entregam valor.

Unmasking AI aborda pesquisa sobre o impacto da IA na sociedade

Carine Roos, fundadora e CEO da Newa, consultoria de impacto social, indica ‘Unmasking AI: My mission to protect what is human in a world of machines’, de Joy Buolamwini. Fundadora da Algorithmic Justice League e pesquisadora do MIT Media Lab, Buolamwini apresenta neste livro sua pesquisa sobre o impacto da inteligência artificial na sociedade. “Recomendo este livro, porque ela alerta líderes mundiais sobre a importância de prevenir os malefícios da IA, especialmente os vieses de algoritmos, como viés de raça e gênero“. Ao alertá-los, ela destaca a urgência de abordar esses problemas, oferecendo insights sobre como podemos mitigar esses vieses e garantir que a inteligência artificial seja usada de forma ética e equitativa.

Já para o vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, empresa referência no setor de meios de pagamento, Carlos Alves, indica ‘Vida 3.0′: O ser humano na era da inteligência artificial’, de Max Tegmark, professor no MIT e presidente da Future of Life Institute. “Com o avanço da tecnologia, o comportamento está se transformando para um mundo cada vez mais digital. A transformação digital está presente em todos os aspectos da nossa vida atualmente, e vem mudando mindsets, comportamentos e hábitos de consumo. Instigante e original, o livro ‘Vida 3.0’ aborda importantes conceitos, mas sem adotar uma linguagem muito técnica, fala sobre os recentes avanços na IA e explica como ela tem o potencial de transformar nosso futuro mais do que qualquer outra tecnologia. Considero uma leitura fundamental para os amantes de tecnologia e para todos os profissionais que desejam se atualizar sobre o tema!”, completa Alves.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business