Cabo submarino angolano chega a Fortaleza
Por Admin - Em 21/02/2018 às 4:38 PM
O governador Camilo Santana, o CEO da Angola Cables, António Nunes e o vice-prefeito Moroni Torgan – além de outras autoridades cearenses e angolanas – participaram, ontem, da chegada do cabo submarino de fibra óptica, South Atlantic Cable System (Sacs) a Fortaleza.
O equipamento, junto com o grande data center que a multinacional da área de telecomunicações está construindo na Praia do Futuro, levará a capital cearense a um novo patamar quando o assunto é transmissão e armazenamento de dados. Fortaleza será um grande hub de telecomunicações.
Segundo Camilo, o novo cabo, que entrará em funcionamento ainda no primeiro semestre deste ano, reduzirá em seis vezes o tempo de conexão e transmissão de dados entre a América do Sul e a África, assim como outros países.
“Significa que seremos centro de atração para grandes players globais da área de telecomunicações e comércio digital como a Google, a Amazon, que poderão montar seus data centers em Fortaleza”, disse.
Com o Sacs, a capital cearense estará conectada mais rapidamente à Europa, significando fazer do Ceará e de Fortaleza um grande centro de conexões de dados e de oportunidades.
“Essa é a era do futuro, a era digital, da comunicação, da transferência de dados. Portanto, não tenho dúvida de que isso irá mudar o perfil, a médio e longo prazo, aqui de Fortaleza e do Ceará”, completou Camilo.
O vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan, destacou a relevância da área tecnológica do Ceará, com os centros universitários. Eles criam softwares e, com este cabo, vamos colocar esses softwares em toda a África, na Ásia, Europa, ou seja, será uma grande vitrine tecnológica”, lembrou.
Já o CEO da Angola Cables disse que o Sacs é uma ponte digital ligando o Hemisfério Sul, com ultravelocidade. “Ele proporcionará ao Brasil e Angola o surgimento de diversos negócios ligados com a quarta industrialização (Indústria 4.0). O acesso à internet, brevemente, se tornará um dos direitos humanos”, afirmou.
Autoridades cearenses e angolanas participaram do evento na Praia do Futuro
Foto: Divulgação