OPERAÇÃO PODERÁ ATRASAR

Cade solicita informações adicionais sobre fusão entre Petz e Cobasi

Por Redação - Em 27/11/2024 às 11:07 AM

Embora o pedido de informações não represente uma interrupção total do processo, a XP acredita que ele sinaliza uma postura mais cautelosa do Cade

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) solicitou informações adicionais sobre a fusão entre a Petz e a Cobasi, duas das maiores redes de pet shops do Brasil. Esse pedido pode resultar em um atraso na aprovação da operação, já que o prazo inicial de 240 dias para a análise do negócio deverá ser reiniciado. De acordo com o jornal O Globo, o superintendente-geral do Cade, Alexandre Barreto, indicou que a análise do caso ainda depende de documentos que estão em falta.

A fusão, anunciada em agosto de 2024, prevê que a Petz ficará com 52,6% da nova companhia, enquanto a Cobasi terá 47,4%. Contudo, conforme a XP Investimentos, o protocolo da operação ainda não foi publicado, o que significa que o prazo oficial para a avaliação ainda não começou.

Embora o pedido de informações não represente uma interrupção total do processo, a XP acredita que ele sinaliza uma postura mais cautelosa do Cade, o que pode resultar em um prazo de análise mais longo ou em exigências mais rigorosas para a aprovação. Nesse cenário, a corretora revisou suas expectativas e agora prevê que a fusão só será concluída no segundo semestre de 2025.

Por sua vez, o BTG Pactual mantém sua previsão de aprovação da fusão, mas alerta que o aumento no tempo de análise pode afetar negativamente o preço das ações da Petz. Apesar de enxergar potenciais benefícios da combinação de negócios, como sinergias e maior racionalidade no mercado, o banco observa que o setor de pet shops ainda é altamente fragmentado, o que pode influenciar a dinâmica pós-fusão.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business