Califórnia dá exemplo na captação de energia solar

Por Admin - Em 17/10/2018 às 3:59 PM

O estado da Califórnia (EUA) parte na frente e incentiva a fonte solar fotovoltaica, com a incorporação da tecnologia em todas as novas residências da região a partir de 2020 e em todas as novas edificações comerciais já em 2030. Isso representa um marco para o setor e deve servir de inspiração para os governos Federal e estaduais brasileiros.

Para o presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Ronaldo Koloszuk, o Brasil está 15 anos atrasado quanto ao desenvolvimento da fonte solar fotovoltaica. 

“Por isso, o País precisa estabelecer uma política de Estado para o setor, alinhada às melhores práticas internacionais, capaz de promover o uso sustentável das energia solar fotovoltaica em todas as regiões do Brasil”, recomenda.

Ele explica, ainda, que a entidade propõe uma meta de atingir pelo menos 30 Gigawatts (GW) da fonte solar fotovoltaica na matriz elétrica brasileira até 2030. Segundo Koloszuk, trata-se de incluir a fonte como uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento do País. 

“O Brasil, possui um dos melhores recursos solares do planeta e deve acelerar suas iniciativas para se posicionar como protagonista mundial no desenvolvimento da fonte solar fotovoltaica”, ressalta Ronaldo Koloszuk.

Usinas de energia solar já estão sendo implantadas em municípios da Região Nordeste do Brasil

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de IN Business