TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

Câmara das Energias da Fecomércio-CE discute viabilidade do Hidrogênio Branco

Por Marcelo - Em 21/08/2024 às 1:51 PM

A Câmara das Energias da Fecomércio Ceará discutiu o Hidrogênio Branco e seu potencial na transição energética e na descarbonização dos combustíveis e também a proposta de criação de um corredor ligando Fortaleza a Jijoca de Jericoacoara com eletropostos para abastecimento de carros elétricos ou híbridos, cujo mercado segue em franca expansão. A reunião da Câmara aconteceu na Sede do Sistema Fecomércio Ceará.

Reunião na Fecomércio-CE debateu Hidrogênio Branco e eletropostos

Durante o encontro, o engenheiro de petróleo e energias, Ricardo Pinheiro, esclareceu sobre os diferentes tipos de Hidrogênio e suas respectivas origens, que determinam suas classificações por cores. Em particular, o Hidrogênio Branco foi destacado por sua origem natural, sem a necessidade de gasto adicional de energia para produção. “O Hidrogênio Branco, também conhecido como natural, é gerado naturalmente na crosta terrestre e pode ser encontrado em poços. Ou seja, ele não precisa passar por nenhum outro processo para ser gerado, como acontece com o Hidrogênio Verde”, afirma.

Apesar da economia, a captação e distribuição desse Hidrogênio ainda está sendo estudada. De acordo com o especialista, primeiro é preciso encontrar poços que armazenem Hidrogênio para depois captá-lo e armazená-lo. “Antes de tudo, temos que descobrir que a fonte existe, e aqui no Ceará já tem indícios, depois é preciso saber se a quantidade de Hidrogênio disponível é comercialmente viável para que ela se torne realmente um energético econômico aplicável à sociedade”, conclui.

Corredor Verde

Durante a reunião, o vice-presidente do Sindipostos, Vicente Ferreira, apresentou uma proposta de criação de um corredor ligando Fortaleza a Jijoca com eletropostos. O objetivo é viabilizar a carga de carros elétricos ou híbridos distribuindo dez postos por cidades da Região Norte do Ceará. “Os próprios postos de gasolina ficariam responsáveis por essa demanda, com carregadores duplos de 40 KW a 60 KW integrando 20 praias e toda a área Norte do Estado”, informa.

Também estiveram acompanhando a reunião, Antônio José Costa, presidente da Câmara de Energias; Cid Alves, vice-presidente da Fecomércio-CE; Marcos Pompeu, secretário Executivo na Câmara dos Conselhos Empresariais da Fecomércio-CE; Manuel Novais, presidente do Sindipostos; Vicente Ferreira, vice-presidente do Sindipostos; Tarcísio Costa, responsável pela regulação na Enel Ceará, além de diversos empresários ligados ao setor.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business