Camilo lança edital de inovação no valor de R$ 10 milhões
Por Admin - Em 05/07/2018 às 4:46 PM
O governador Camilo Santana lançou, hoje, o edital da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) destinando R$ 10 milhões a empresas que desenvolverem bens ou serviços com foco em áreas prioritárias do Estado.
As instituições podem focar nos mercados local, nacional ou internacional, mas devem estar sediadas no Ceará e pesquisar temas como água, energia, segurança pública, saúde, educação, agronegócio, saneamento, entre outros. Com recursos oriundos do Fundo de Inovação Tecnológica (FIT), a publicação integra o programa Funcap-InovaFit.
O evento aconteceu na sede da FIEC, contando com a participação do presidente da Fiec, Beto Studart; da secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Nágila Drumond, e do reitor da Universidade Federal do Ceará, Henry Campos, além de outras autoridades e representantes industriais.
“A gente espera que possa proporcionar grandes resultados para o setor econômico cearense. Diante de um momento tão grave que o Brasil viveu, e que ainda vive, sofremos uma das maiores crises econômicas da história recente do País. E o Ceará conseguiu ultrapassar esta crise com duas coisas fundamentais: parceria e diálogo”, disse Camilo.
O presidente Beto Studart afirmou que o lançamento do edital na FIEC simboliza um marco para a ciência e para o setor produtivo cearenses, revelando que a aspiração de muitos empresários e pesquisadores, que acreditam como sonho na aproximação da universidade com o setor privado, vira realidade e dá os frutos almejados.
“Os que têm acompanhado as ações da FIEC nesta gestão sabem do empenho que temos devotado à aproximação poder público, academia e setor produtivo, por entendermos serem indissociáveis as missões de cada uma dessas partes no sentido de se promover os avanços requeridos pela sociedade. Em nenhuma nação desenvolvida do mundo, academia, Estado e setor produtivo atuam de forma separada e os grandes desafios e soluções da humanidade só foram superados com a ciência, os governos e o setor produtivo atuando com o mesmo foco”, ressaltou.
Camilo Santana disse que espera proporcionar um grande desenvolvimento econômico para o Ceará
Foto: Divulgação