Camilo recebe Medalha do Mérito Educativo
Por Admin - Em 08/03/2018 às 11:25 PM
O governador Camilo Santana recebeu a Medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo, maior comenda da educação brasileira. Quem realizou a entrega foi o presidente da República, Michel Temer; junto com o ministro da Educação, Mendonça Filho, e o presidente do Senado, Eunício Oliveira.
A solenidade aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília, sendo que a honraria objetiva premiar personalidades, nacionais e internacionais que tenham se distinguido pelos excelentes serviços prestados à educação.
“Recebi essa homenagem com muita alegria e gostaria de dividi-la com cada aluno e suas famílias; com cada professor, diretor e colaborador das escolas públicas do Ceará. Esse reconhecimento é para cada um de vocês, que têm transformado a educação do nosso Estado, na melhor do Brasil”, disse Camilo.
Ele ressaltou que não poderia esquecer daqueles que começaram esse trabalho, ainda em 2006, como o governador Cid Gomes; a vice-governadora Izolda Cela; o secretário Idilvan Alencar, e tantos outros da Secretaria da Educação do Estado, e a parceria dos prefeitos.
Durante a solenidade, o govenador cearense convidou para receber a comenda com ele os alunos Natália Lídia, de Russas; Cícero Gabriel dos Santos, de Nova Olinda, e Rávilla da Silva, de Fortaleza, todos de escolas públicas do Estado, além da vice-governadora Izolda Cela.
O ministro da Educação elogiou o exercício feito pelo Governo do Ceará. “Acompanhei o trabalho do governador Camilo Santana no Ceará, de onde vêm as mais belas lições no campo da alfabetização, que compreende o significado da educação. É quando se percebe o quanto é importante o estímulo da primeira infância”, afirmou.
No último Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), das 100 melhores escolas públicas do Brasil, 77 são do Ceará, incluindo as 24 primeiras. O Estado lançou em 2007 o Programa de Aprendizagem na Idade Certa, numa pactuação com os municípios.
E há outros programas voltados ao setor da educação, como as escolas de tempo integral, as escolas de ensino profissionalizante, o programa de valorização dos professores e, na semana passada, foram inaugurados os dois primeiros Centros Cearense de Idiomas (CCI), sendo um em Fortaleza e o outro em Crateús, oferecendo inglês e espanhol aos alunos da rede estadual de ensino.
Camilo é cumprimentado pelo presidente Temer, após receber a maior comenda da educação nacional
Foto: Divulgação