Camilo sela investimento de R$ 323 milhões no CIPP S.A.
Por Admin - Em 25/10/2018 às 2:14 PM
Como dizem aqui no Ceará: “Agora é prego batido e ponta virada!” Isso porque o acordo de investimento que formaliza a participação do Porto de Roterdã na gestão conjunta do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP S/A) foi assinado ontem, entre o governador Camilo Santana e Allard Castelein, CEO da Autoridade Portuária de Roterdã.
Agora, está formalizada a participação do Porto de Roterdã e o investimento de cerca de 75 milhões de euros (R$ 323 milhões) por 30% das ações do CIPP S/A. Além disso, a Autoridade Portuária de Roterdã também terá a gestão compartilhada sobre as decisões e posições estratégicas e de investimento no conselho de administração, no conselho de supervisão e em nível gerencial.
“Eu não tenho dúvidas de que estamos celebrando uma parceria muito importante para o futuro do Estado do Ceará. O Porto de Roterdã é o maior da Europa, um dos maiores do mundo, uma grande grife de confiabilidade no mercado internacional que vai abrir as portas do Porto do Pecém para investidores de todo o mundo”, disse Camilo Santana.
A operação não envolve, entretanto, a venda ativos e o Estado manterá o controle e propriedade ou posse de todos os seus ativos. O governador citou a licitação para a transferência da tancagem do Porto do Mucuripe para o Porto do Pecém como um dos exemplos da parceria.
O acordo de participação final deverá ser concluído até o fim do ano. “Participar do Porto do Pecém é uma ótima oportunidade. Esse porto possui potencial de crescimento e, pela sua localização estratégica, poderá se tornar o centro logístico e industrial do Nordeste do Brasil, oferecendo oportunidades para fluxos de comércio internacionais e investimentos vindos da Europa”, destacou Allard Castelein, CEO da Autoridade Portuária de Roterdã.
Esta parceria sela a estratégia do Governo do Ceará de realizar uma trinca de Hubs, sendo o portuário com Roterdã; o aéreo através da parceria com Air France-KLM-Gol, reforçada pela Fraport na ampliação do Fortaleza Airport, e o de telecomunicações, através dos cabos submarinos que ligam o Brasil à Europa, Estados Unidos e África, em especial o Sacs (South Atlantic Cable System), em parceria com a Angola Cables.
Governador Camilo Santana esteve reunido com representantes da Holanda e do Porto de Roterdã
Foto: Divulgação