MERCADO PUBLICITÁRIO
Cases da Pague Menos com a Advance são premiados no Marketing Best 2023
Por Marcelo - Em 05/04/2024 às 2:57 PM
Os cases Pague Menos BBB23 e Pague Menos Preconceito IA ficaram entre os dez melhores na avaliação do júri do Marketing Best 2023, a maior premiação de marketing do Brasil, que acontece desde 1988 e foi criada para promover as agências que se destacam, reconhecendo as melhores iniciativas e estratégias dessa área no País. O júri do Prêmio Marketing Best é composto por profissionais renomados do mercado publicitário e o julgamento observa os critérios como: desafio, estratégia, execução, resultados e criatividade.
Primeira rede de farmácias presente em todos os estados brasileiros e Distrito Federal, a Pague Menos lidera o varejo farma na região Norte e Nordeste do País, tem o desafio de crescer no Sudeste, Sul e Centro-Oeste, e gerar awareness de marca. Com esse direcionamento, surgiu a oportunidade de participar do Big Brother Brasil 2023 como estratégia, posicionando a Pague Menos como a primeira rede de farmácias nacional a patrocinar o BBB.
“O reconhecimento em uma das maiores premiações do segmento reafirma o nosso compromisso de desenvolver estratégias inovadoras e que realmente impactem o nosso público. Buscamos sempre estar perto de nossos clientes, o que foi traduzido com sucesso no patrocínio ao BBB. Temos ainda buscado constantemente oferecer as melhores soluções e serviços de saúde, realizando ativações em todos os pontos de contato. O prêmio nos motiva a seguir por um caminho de pioneirismo, que é inerente ao DNA da nossa companhia”, destaca Flávia Drummond, diretora de Marketing, Growth e CX da Pague Menos e Extrafarma.
Alta performance
O case Pague Menos BBB 2023 trouxe resultados indiscutíveis. Ao todo, foram mais de 350 milhões de impactos, o engajamento dos conteúdos nas redes sociais cresceu 558% no período, se comparado com os 100 dias anteriores ao BBB, com destaque em plataformas como Twitter e TikTok. Também houve um crescimento de 20,6% no número de seguidores, chegando a 1,5 milhão nas cinco principais redes sociais existentes no País.
A Pague Menos também performou muito bem nas vendas. No e-commerce, alcançou um crescimento de 84% nas sessões e 72% na receita em todo o Brasil. Em regiões estratégicas, como Sul e Sudeste, houve um aumento de 134% na receita do e-commerce. E só na cidade de São Paulo, capital do e-commerce no Brasil, o crescimento na receita foi de 204%.
Para Eliziane Colares, CEO da Advance, o patrocínio do BBB23 trouxe a marca Pague Menos a um novo patamar de awareness nacional. Cada ação era muito planejada e deveria ser integrada com a dinâmica do programa e contribuir para garantir a atenção da audiência. Foram meses de planejamento, execução, acompanhamento cirúrgico com plantão de escuta social, mobilizando muitos profissionais de várias expertises da agência e da Pague Menos”.
Inteligência artificial
O case Pague Menos IA tinha o objetivo de dar visibilidade à marca Pague Menos como patrocinadora oficial das seleções brasileiras de futebol. O desafio era engajar a população na torcida pela Seleção Feminina na Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2023. O case traz um experimento envolvendo os três principais chatbots de inteligência artificial disponíveis no Brasil: ChatGPT, Bard e Bing com a pergunta: “Quem fez mais gols pela Seleção Brasileira de Futebol?”.
As respostas só mencionaram jogadores da seleção masculina, sendo que a jogadora Marta é a atleta que mais marcou e tem um impressionante registro de 107 gols pela Seleção Brasileira. Com as provocações do experimento, as IAs admitiram a necessidade de treinamento contra o preconceito, reconhecendo que haviam sido machistas em suas respostas. O filme trazia a gravação em tempo real das respostas dos chatbots e, em menos de dez dias da veiculação, alcançou a marca de 354 mil visualizações nas redes sociais (YouTube, Instagram e TikTok), além de ter sido viralizado em grupos de conversa do WhatsApp.