PORTO DE FORTALEZA
CDC completa 55 anos com melhorias na gestão e alta na movimentação de cargas
Por Marcelo - Em 09/04/2020 às 10:05 AM
A Companhia Docas do Ceará (CDC), administradora do Porto de Fortaleza e a primeira a ser constituída no Brasil, completa nesta quinta-feira (9), os seus 55 anos de funcionamento e nesse período tem passado por importantes mudanças, começando pela gestão técnica, que hoje tem à sua frente a presidente Mayhara Chaves.
Tanto que já obteve a autorização para a cessão de áreas não operacionais (Cais Pesqueiro, antigo galpão e área destinada à indústria de formulação de combustível); o Plano de Modernização da Gestão Portuária está em fase de implementação, e foi assinado um Acordo de Cooperação juntamente com o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza para a melhoria viária no entorno do equipamento e acesso ao Terminal Marítimo de Passageiros (TMP).
A agenda positiva colocada em prática pela diretoria da CDC inclui, ainda, o início da movimentação de novas cargas, como o minério de ferro e gesso; o aprimoramento de processos de gestão e de operação do porto; a redução de passivos; a estruturação do controle interno e integridade; mais transparência à gestão; e a criação de novos canais de comunicação com os próprios colaboradores.
A concessão do Terminal Marítimo de Passageiros, com nova data a ser divulgada devido à pandemia da Covid-19, é resultado também da articulação da diretoria com o Governo Federal. “Estamos no caminho certo. As conquistas já alcançadas dão respaldo para essa afirmativa e nos motivam a envidar esforços pela sustentabilidade financeira da companhia e pela atração de novos negócios”, afirmou Mayhara Chaves.
E os números complementam esse novo cenário, motivo de orgulho para todos que trabalham na CDC. Com melhor resultado alcançado, superando em 181,96% a cifra de 2018, o desempenho financeiro foi de R$ 3,33 milhões (indicador Ebitda) no ano passado. Merece destaque a expressiva movimentação de contêineres refrigerados, com recorde de faturamento em análise mensal para o mês de outubro, no valor de R$ 6,06 milhões. Veja a linha do tempo da CDC, abaixo.