SEGURANÇA OPERACIONAL

CDC institui nova norma para veículos e equipamentos no Porto de Fortaleza

Por Marcelo - Em 07/01/2025 às 7:09 PM

A Companhia Docas do Ceará (CDC) anunciou nesta terça-feira (7), a instituição de uma norma voltada à utilização de equipamentos e veículos nas áreas do Porto de Fortaleza. A medida tem como objetivos primordiais assegurar a segurança operacional e otimizar o uso dos espaços portuários, alinhando-se às melhores práticas de gestão.

Movimentação de veículos e equipamentos no porto terá novas regras

“Esse dispositivo foi pensado considerando a necessidade de promover eficiência nas operações do Porto de Fortaleza. Como o espaço é limitado, a norma foi criada para otimizar as áreas exploráveis, atendendo à pauta da Operação Porto Limpo. Para isso, a CDC, por meio da Coordenadoria de Gestão Portuária (Codgep), vinculada à Diretoria de Infraestrutura e Gestão Portuária (Diegep), adotará as medidas necessárias para aprimorar o armazenamento de cargas nessas áreas e atrair a iniciativa privada com novos contratos de arrendamento”, informa Urbano Filho, diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária da CDC.

Reconhecimento da Antaq

A iniciativa também recebeu elogios da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Roni Mello, chefe da Unidade Regional de Fortaleza da autarquia, ressaltou a importância da medida. “Como órgão interveniente responsável pela regulação da área portuária, a Antaq saúda a iniciativa da Companhia Docas do Ceará, por entender que a aplicação da norma proporcionará a estruturação de um porto muito mais organizado, o que se refletirá na melhoria dos serviços públicos”, afirma.

A Norma de Utilização de Equipamentos e Veículos foi aprovada pela Diretoria Executiva da Companhia Docas do Ceará (Direxe) e entrará em vigor a partir do próximo mês de fevereiro. Para poderem acessar a íntegra do instrumento normativo, as pessoas ou empresas  interessadas devem clicar no link: https://www.docasdoceara.com.br/_files/ugd/a321a8_7c371654d644465bb648edefaebcbbff.pdf, que já está disponibilizado pela Companhia Docas do Ceará.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business