DESAFIOS E OPORTUNIDADES

CDL de Fortaleza realiza amplo debate sobre reforma tributária nesta quinta (3)

Por Marcelo - Em 01/10/2024 às 5:26 PM

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza promove nesta quinta-feira (3), a partir das 19 horas, no Auditório Gervásio Pegado (Rua 25 de Março, 882, Centro), um encontro de alto nível entre representantes do comércio varejista para discutir como tema central: ‘Desafios e oportunidades da reforma tributária’. O setor precisa estar preparado para navegar essas transformações com agilidade e visão estratégica, aproveitando as mudanças para se fortalecer em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo.

Luiz Gastão Bittencourt será um dos participantes do evento na CDL

O evento contará com a palestra de Fellipe Matos Guerra, presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRCCE), que desde 2023 representa a Classe Contábil brasileira nas audiências da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal. Haverá, ainda, participação especial do deputado federal Luiz Gastão Bittencourt, que preside o Sistema Fecomércio Ceará e integra o grupo de trabalho responsável pelo relatório de regulamentação da reforma tributária.

O encontro promoverá um debate sobre os rumos e impactos da reforma tributária no cenário econômico atual, com ênfase nas necessidades do setor produtivo e do comércio. Será uma oportunidade para discutir as mudanças trazidas pela nova fase, que envolve a regulamentação da reforma. Afinal, os impactos da reforma para o comércio varejista são diversos e envolvem tanto desafios de adaptação no curto prazo quanto oportunidades de expansão no médio e longo prazos.

Mudança significativa

O presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, comandará a abertura do evento, que será de grande relevância para os empresários do setor, visto que reforma tributária em curso representa uma das mudanças mais significativas no cenário econômico do País nas últimas décadas. Entre as principais alterações está a unificação de impostos como PIS, Cofins, ICMS e ISS em um único tributo, o Imposto sobre Valor Agregado (IVA).

Isso promete reduzir a burocracia e facilitar o processo de recolhimento de tributos. Para o varejo, que tradicionalmente lida com uma vasta cadeia de fornecedores e uma grande diversidade de produtos, essa simplificação pode resultar em ganhos de eficiência operacional, reduzindo o tempo e os custos associados ao cumprimento das obrigações fiscais.

Contudo, a transição para o novo modelo fiscal não estará isenta de desafios. No curto prazo, as empresas do setor precisarão realizar adaptações importantes em seus processos internos, como a atualização de sistemas de gestão e a capacitação de suas equipes para o novo regime tributário. Essa fase de adaptação pode exigir investimentos adicionais e uma reestruturação das práticas contábeis e fiscais, especialmente para pequenas e médias empresas.

Serviço

Evento: Palestra ‘Desafios e oportunidades da reforma tributária’
Data: 3 de outubro de 2024, quinta-feira
Horário: 19 hs
Local: Auditório Gervásio Pegado, na CDL de Fortaleza
Endereço: Rua 25 de Março, 882, Centro

Mais notícias

Ver tudo de IN Business