Ceará amplia exportação de bebidas
Por Admin - Em 14/11/2017 às 5:40 PM
O Ceará é o terceiro maior exportador de bebidas do Brasil – atrás apenas de São Paulo e Paraná – e suas vendas externas seguem em ritmo acelerado, com alta de 4,9% em relação a 2016. O volume acumulado das exportações, este ano, já alcança a marca dos US$ 61,2 milhões.
Os destaques ficam por conta dos sucos (classificados como “sucos de outras frutas, não fermentados, sem adição de açúcar”) com cerca de 80% do total de bebidas exportado. Segundo Eduardo Figueiredo, da Sucos Jandaia, Os Estados Unidos são o maior mercado de sua empresa, e exporta também para Portugal.
Mas como o radar da empresa está sempre ligado, revelou que há negociações em andamento com os Emirados Árabes Unidos e Dubai, que possuem um consumo elevado desse tipo de bebida, mas não dipõem de parques fabris locais, dependendo de importações.
Destaque, também, para a importância de “outras bebidas alcóolicas”, com aumento de 32% em relação ao mesmo período do ano passado.
Principal destino das exportações, os Estados Unidos ampliaram as compras de bebidas do Estado em 3,1%, um aumento modesto se comparado ao mês passado, quando chegou à marca de 11%.
As informações integram a edição de novembro do Ceará em Comex, estudo de inteligência comercial elaborado mensalmente pelo Centro Internacional de Negócios (CIN), da FIEC.
A Sucos Jandaia é uma das maiores produtoras do País, com forte participação no mercado internacional
Foto: Divulgação