SÃO PAULO É LÍDER
Ceará aparece na 13ª colocação do Índice FIEC de Inovação dos Estados 2020
Por Marcelo - Em 13/10/2020 às 12:27 PM
A inovação é algo cada vez mais importante e necessário no dia a dia das empresas brasileiras, que já está vivenciando a 4ª Revolução Industrial, na qual novas tecnologias e automatização das unidades fabris têm avançado com velocidade cada vez maior.
E o Sistema FIEC está atento à esta evolução e elaborou a segunda edição do Índice FIEC de Inovação dos Estados, que é dividido em duas categorias: Capacidades (ambiente de inovação) e Resultados (mensura a inovação propriamente dita).
Após a análise completa de dados, que envolvem desde investimento público, capital humano, intensidade tecnológica, produção científica, competitividade global, dentre outros quesitos, São Paulo foi o primeiro colocado, nos dois rankings que compõem o Índice FIEC de Inovação dos Estados 2020.
A segunda colocação ficou com Santa Catarina e o terceiro lugar no pódio ficou com o Paraná. Ainda de acordo com o levantamento realizado pela FIEC, a Região Sul é a que possui os maiores índices de inovação em todo o Brasil.
O Ceará ficou com a 13ª colocação, a mesma da primeira pesquisa realizada pela FIEC em 2019, e é o terceiro colocado na Região Nordeste, atrás de estados vizinhos como Pernambuco (11º) e Paraíba (12º). E o setor industrial cearense tem uma capacidade maior que seu real desempenho, que poderia ser melhor aproveitada.
No índice de Capacidades, o Ceará aparece em sexto lugar nas instituições; em décimo na inserção de mestres e doutores na indústria, e em décimo-primeiro na qualidade da pós-graduação.
Já entre o índice Resultados, os melhores desempenhos atingidos pelo Ceará foram: produção científica (10º); infraestrutura de inovação e intensidade tecnológica da estrutura produtiva (ambas em 11º).