DESEMPENHO EM DESTAQUE

Ceará cresce em 34% as vendas online e fica acima da média nacional, com 23%

Por Marcelo - Em 11/04/2022 às 6:48 PM

O Ceará apresentou alta nas vendas online durante os três primeiros meses deste ano. De acordo com levantamento da Nuvemshop, as pequenas e médias empresas faturaram cerca de 34% a mais com vendas online no primeiro trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado, taxa superior ao crescimento nacional (23%).

O Estado está em quarto lugar no ranking nacional do e-commerce, o primeiro do Nordeste, com quase 830 mil produtos vendidos online nos primeiros três meses do ano. O levantamento foi realizado com os empreendedores do estado dentro da base de mais de 90 mil lojistas cadastrados na plataforma de e-commerce líder na América Latina.

Faturamento do e-commerce cearense tem obtido expansão elevada            Foto: Divulgação

“Mesmo com a volta do varejo presencial, ainda observamos o crescimento do e-commerce no Brasil e no Ceará. Embora as previsões para o setor tenham sido mais tímidas para este ano, indicando certa estabilização, os pequenos e médios empreendedores do Estado continuam apostando no ambiente digital. Acreditamos que esses números devem continuar crescendo, em ritmo mais suave se comparado com a expansão do e-commerce em 2020 e 2021, à medida que mais pessoas incorporam as lojas online em suas rotinas” afirma Luiz Natal, gerente de e-commerce e Desenvolvimento de Plataforma Nuvemshop.

O volume de pedidos também apresentou alta, atingindo 109,9 mil no mesmo período (nos primeiros três meses de 2021, foram 94 mil). Já o ticket médio nas lojas online do Estado foi de R$ 277,60 – um aumento de 15% em relação ao primeiro trimestre de 2021 (R$ 241,10).

Entre as formas de pagamento, a pesquisa mostra que o Pix tem avançado no Ceará. A ferramenta, que praticamente não era utilizada ano passado, foi o meio de pagamento escolhido para 7,7% dos pedidos em lojas online no primeiro trimestre de 2022, ficando à frente do boleto, que representou 1,8%. O meio de pagamento mais escolhido no Estado foi o cartão de crédito, que correspondeu a 41,8% dos pedidos pagos no 1TRI2022.

Dentre os segmentos que mais faturaram neste período inicial de 2022 no Ceará destacam-se: moda, com um total de R$ 23,5 milhões; acessórios, cujas vendas chegaram a R$ 542 mil; saúde & beleza com R$ 270,6 mil, e joias, que venderam R$ 170,2 mil. Em nível nacional, os três primeiros segmentos foram: moda (R$ 213,8 milhões), acessórios (R$ 87,3 milhões) e saúde & beleza (R$ 36,4 milhões)

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