STARTUP SUMMIT 2024

Ceará é destaque nacional em expansão de faturamento no setor de tecnologia

Por Marcelo - Em 27/08/2024 às 4:52 PM

O Ceará tem obtido destaque em inovação e figura entre os três estados que têm puxado o faturamento do setor de tecnologia no Brasil, que faturou R$ 754,9 bilhões em 2023, um crescimento de 5,2% em relação a 2022. As informações foram divulgadas pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) durante o Startup Summit 2024, realizado em Florianópolis.

O levantamento faz parte do projeto Observatório Acate, conta com dados coletados pela Neoway e informações extraídas de fontes públicas, trazendo um panorama completo deste segmento em todo o País. O número, que representa um crescimento de 23% em comparação a 2020, reflete o aquecimento desse mercado, com destaque para três estados: Ceará, Santa Catarina e Paraná, com altas de 7,8%, 7,6% e 5,5%, respectivamente.

O Ceará

Startups cearenses têm oferecido soluções relevantes ao mercado tech

De acordo com o articulador da Unidade de Gestão de Ambientes de Inovação, Herbart Melo, hoje já são 411 startups cearenses devidamente mapeadas na plataforma Sebrae Startup. “Nos últimos cinco anos, o Estado vem se consolidando como um celeiro de empresas inovadoras e eu entendo que a Rede dos Ecossistemas de Inovação tem contribuído para essa evolução”, explica.

Para ele, as parcerias formadas a partir da Rede dos Ecossistemas de Inovação – que inclui o IFCE, UFC, Secitece, federações da Indústria, Comércio, Serviços e Agricultura, os órgãos de financiamento como os bancos, a Funcap e, principalmente, todas as empresas tradicionais -, irão utilizar os serviços e essas novas ferramentas, a fim de construir projetos complementares, dando destaque ao Ceará nesta área.

“Acredito que isso é somente o começo, uma vez que com a implantação dos centros de inovação e centros de referência nos principais polos do interior do Ceará, teremos uma grande evolução e surgimento de muitas outras empresas“, completa Herbart Melo.

No próprio Startup Summit, em Santa Catarina, as empresas cearenses mostraram seu vigor: uma das participantes ficou no Top 10 e três no Top 30. A Trilha EDU, plataforma que oferece um tutor online particular para cada aluno, ficou em primeiro lugar na categoria Educação e Desenvolvimento Humano e entre as dez melhores do País do Prêmio Sebrae de Startups.

A empresa cearense, que já participou do programa StartupCE do Sebrae-CE, usa a Inteligência Artificial para prover um tutor virtual que identifica e corrige erros em Matemática, Física e Química. Este tutor interage com o aluno em um processo investigativo até a resolução correta, mapeando e tratando micro habilidades.

As outras startups cearenses que ficaram no Top 30 fora a Lovel, que é um sistema de contratação mais assertivo de profissionais da área tech; a Unun, solução para acesso remoto de colaboradores e terceiros a sistemas de uma empresa de forma segura e rápida, e a XCarbon, plataforma de alcance global onde empresas, pessoas físicas, investidores, governos e ONGs podem negociar tokens de carbono de origem auditada. (Com Agência Sebrae de Notícias – ASN)

Mais notícias

Ver tudo de IN Business