Destaque

Ceará é o 2º do Nordeste no Índice Fiec de Inovação 2022

Por anamaria - Em 08/12/2022 às 1:51 PM

Índice Avalia Principais Pontos Relacionados à Inovação Nos Estados

Índice avalia principais pontos relacionados à inovação nos estados – Foto divulgação

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) divulgou, nesta quinta-feira (8), o Índice Fiec de Inovação dos Estados 2022, que coloca o Ceará na 11ª posição do País no ranking de entes federados destaques em inovação, e 2ª no Nordeste.

A finalidade do levantamento é identificar os principais pontos relacionados à Inovação e mensurar o patamar em que os estados brasileiros se encontram, através de aspectos variados do processo de inovação em periodicidade anual, sendo calculado através de dois índices – capacidades e resultados – que avaliam o ambiente inovador e medições da inovação em si, respectivamente.

Dentre os quesitos analisados pelo Índice de Capacidade, estão o investimento público em Ciência e Tecnologia, capital humano, inserção de mestres e doutores, instituições, infraestrutura e cooperação. Já o Índice de Resultados avalia aspectos como competitividade global, intensidade tecnológica, propriedade intelectual, produção científica e empreendedorismo inovador.

O ranking deu ao Ceará o indicador 0,228 no Índice de Inovação, a 2ª posição mais alta do Nordeste, atrás apenas de Pernambuco (0,255), e a 11º do Brasil. Já no que se refere a capacidades, o Estado alcançou a pontuação de 0,265, sendo o melhor patamar da Região e o 9º do País. Nos resultados, a indústria cearense registrou indicador de 0,191, também o 2º do Nordeste e a 12º do Brasil. A posição inferior na dimensão Resultados, em comparação à de Capacidades, indica que o Ceará é um potencial inovador subaproveitado.

A boa atuação do Ceará no levantamento é resultado de repetidas apostas na renovação da matriz industrial nos últimos anos, seja por incentivo dos entes públicos ou por iniciativas do próprio setor privado.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business