PROTAGONISMO NACIONAL
Ceará expande em 10,8% o índice de atividades turísticas no mês de outubro
Por Marcelo - Em 11/12/2024 às 12:45 PM
O Ceará consolidou sua posição de protagonismo no setor turístico brasileiro ao registrar um crescimento de 10,8% no índice de atividades turísticas em outubro, na comparação com setembro. O desempenho posiciona o Estado como líder nacional, superando com folga a média brasileira, que foi de 4,7%, conforme dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (11). Quando comparado a outubro do ano anterior, o avanço é ainda mais impressionante, atingindo 14,0%.
Este resultado destaca o Ceará como referência nacional pelo segundo mês consecutivo, reafirmando sua força no setor. “Esse é mais um motivo de comemoração para o turismo cearense em 2024. A cada mês, o Ceará demonstra sua relevância, consolidando-se como um dos principais destinos no cenário nacional e internacional. O Estado não apenas lidera em movimentação de passageiros em voos internacionais, mas também registram o maior crescimento na chegada de estrangeiros ao Brasil. Esses resultados são frutos de um trabalho diário, meticuloso, que reforçam o protagonismo do Ceará no setor turístico”, destaca Yrwana Albuquerque, titular da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE).
No cenário regional, 16 dos 17 estados analisados pelo IBGE acompanharam o crescimento nacional das atividades turísticas (4,7%). Entre os destaques estão São Paulo (8,5%), Pernambuco (8,7%), Bahia (4,8%) e Distrito Federal (6,6%). Apenas o Rio de Janeiro apresentou retração no período, com uma queda de 6,5% nas atividades turísticas.
Expansão da receita
O Ceará também liderou no avanço da receita nominal das atividades turísticas, com um aumento de 3,9% em outubro frente ao mês anterior, superando a média nacional de 1,0%. Este resultado reforça a alta performance no desempenho do Estado no setor, possuidor de atrativos naturais que chamam a atenção de visitantes do Brasil e exterior.
Outros estados também se destacaram no índice de receita nominal, como Rio Grande do Norte (3,7%), Pará (2,9%), Mato Grosso (2,6%) e São Paulo (2,6%), conforme indicado pelo IBGE. Os resultados confirmam o Ceará como um dos principais motores do turismo no Brasil, impulsionando tanto a economia local quanto o desenvolvimento de experiências de qualidade para seus visitantes .