RESULTADOS EXPRESSIVOS

Ceará fecha o ano com alta de 62,5% na receita turística e de 51,4% no fluxo de passageiros no aeroporto de Fortaleza

Por Marcelo - Em 21/12/2022 às 7:24 PM

O secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, afirmou que apesar de 2022 ainda ser um ano de recuperação dos impactos da pandemia no setor, o Estado conseguiu resultados bastante positivos, especialmente no que diz respeito ao turismo doméstico. No geral, foi registrado um crescimento de 51,4% com relação ao fluxo turístico ocorrido no ano passado, saindo de 1.990.450 para 3.013.829 turistas este ano, apenas no Fortaleza Airport. A Receita Turística Direta teve um incremento de 62,5%, passando de R$ 6,46 bilhões em 2021, para R$ 10,5 bilhões em 2022.

Arialdo Pinho disse que turismo está em franco processo de expansão               Foto: Portal IN

“Já no internacional, estamos em franca recuperação e creio que deveremos retomar praticamente o que vínhamos operando antes da pandemia entre um ano e um ano e meio. Inclusive, uma companhia que nunca voou para o Ceará já anunciou que quer retomar as negociações para iniciar uma rota para cá. Ela opera voos nos Estados Unidos e Europa e pode incrementar a vinda de estrangeiros para o destino Ceará”, revelou. O movimento de turistas estrangeiros saltou de 121.846 em 2021 para 210.968, uma variação positiva de 73,1%

Dentre os principais atrativos para os turistas, o Ceará oferece além de belíssimas praias – três aeroportos em importantes destinos do Estado – Fortaleza, Aracati e Jericoacoara. Afinal, o turista que vem de outros estados distantes ou países, preferem pousar no ou próximo de seu destino final, não quer passar mais de uma hora ou hora e meia em veículo para poder aproveitar as belezas naturais, o clima e outros atrativos cearenses. E a movimentação total de passageiros, somados todos os aeroportos existentes no Estado teve expansão de 45,70%, ao passar de 4,53 milhões em 2021 para 6,60 milhões este ano.

Temos excelente infraestrutura de hotéis, pousadas e restaurantes em locais que atraem muitos turistas. Além de lagoas com boa estrutura para bem receber os viajantes. Sem falar no artesanato. Temos 576 quilômetros de praias com empreendimentos de hotelaria, gastronomia, lazer e diversão que atendem a todos os gostos e bolsos. Por isso somos um dos principais destinos do Brasil”, destacou.

Novos voos

O titular da Setur disse, ainda, que estão bastante avançados os contatos para novos voos com a Colômbia e Chile, devendo iniciar suas operações no começo do segundo semestre do ano que vem. Ele lembrou que somente a Avianca Brasil, há cinco anos, quando voava para a Colômbia, realizava o transporte de 26 mil turistas por ano, entre Fortaleza e Bogotá.

E afirmou que sua esquipe está trabalhando até o próximo dia 29, com total empenho, a fim de atrair cada vez mais investimentos e viajantes para o Ceará, que é um dos principais objetivos da Setur. “Os pacotes de fim de ano estão praticamente todos vendidos, os hotéis estão cheios e esta alta estação será a melhor desde 2020. Inclusive já temos negócios fechados para julho do ano que vem. Vamos entregar a secretaria com todas as suas contas e atividades em dia, para a próxima gestão que está chegando”, salientou Arialdo Pinho.

Desempenho do setor turístico cearense vem demonstrando forte recuperação este ano, devido à excelente infraestrutura existente

Mais notícias

Ver tudo de IN Business