NOVO DATA CENTER

Ceará fortalece sua posição como polo de tecnologia digital em território brasileiro

Por Marcelo - Em 17/10/2024 às 10:07 PM

‘Mega Lobster’ da V.tal teve o atart das obras realizado nesta quinta-feira              Fotos: Helene Santos

O Ceará se prepara para receber um empreendimento tecnológico de vanguarda, que promete reforçar sua posição como um dos maiores polos de conectividade do Brasil. O data center ‘Mega Lobster’, da V.tal, será implementado em Fortaleza e representa um importante avanço na expansão da infraestrutura digital do Estado, que já inclui 16 cabos submarinos e uma robusta rede de fibra óptica. A cerimônia de lançamento das obras, realizada nesta quinta-feira (17), contou com a presença do governador Elmano de Freitas e marcou o início de um projeto que elevará o patamar tecnológico da região.

Elmano de Freitas diz que data center consolida a economia digital

Durante o evento, o governador Elmano destacou a relevância estratégica do empreendimento para o desenvolvimento do Ceará e do Brasil. “Esse data center representa um passo decisivo para consolidar nossa economia digital e promover o crescimento sustentável. A importância dos data centers e da tecnologia é inquestionável para qualquer região que busca se destacar globalmente. Reafirmo o compromisso do meu governo de continuar impulsionando esse setor com diálogo e inovação. O ‘Mega Lobster’ será um pilar essencial para o futuro econômico do Estado”, afirma.

Pedro Henrique Fragoso, CEO da V.tal, ressaltou o pioneirismo do projeto, que operará com 100% de energias renováveis. “Estamos muito entusiasmados com o lançamento do nosso segundo data center em Fortaleza. A cidade se consagra como um Hub de conectividade na América Latina, e nos orgulhamos de liderar o setor no Nordeste. O ‘Mega Lobster’ não só fortalece nossa infraestrutura, como também contribui para uma transição energética eficiente e sustentável”.

Economia digital

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, enfatizou a posição estratégica do Ceará na nova economia digital, alavancada pela transição energética. “O Estado tem se preparado há anos para se tornar referência nesse mercado. A combinação de energias renováveis abundantes, a infraestrutura de cabos submarinos e agora o ‘Mega Lobster’, cria um ecossistema tecnológico robusto, capaz de proporcionar a melhor conectividade das Américas e consolidar uma economia digital avançada”, destaca.

A construção do data center vai gerar cerca de 500 empregos, entre diretos e indiretos, e após sua conclusão, criará 60 posições técnicas especializadas, contribuindo para o fortalecimento do mercado de trabalho local. A solenidade contou também com a presença de Francisco Barbosa, presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), e Vicente Aquino, conselheiro da Anatel, além de outras autoridades que prestigiaram esse marco tecnológico para a região.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business