Assinatura de PL

Ceará inicia nova fase para o hub de Hidrogênio Verde

Por Redação - Em 07/08/2023 às 4:01 PM

230807 Assinatura Hidrogenio Verde H2v E Reuniao Fortescue Cg4845 1 Foto Carlos Gibaja Governo Do Ceará

Solenidade ocorreu no Palácio da Abolição e contou com representantes da Fortscue, de ex-governadores e outras autoridades FOTO: Carlos Gibaja/Governo do Ceará

Com 31 memorandos assinados com empresas interessadas em investir no Hub de Hidrogênio Verde (H2V) do Ceará, no Complexo do Pecém, o Estado iniciou, nesta segunda-feira (7), uma nova fase para acelerar a concretização desses investimentos. Em solenidade no Palácio da Abolição, o governador Elmano de Freitas assinou o Projeto de Lei que institui a Política Estadual do Hidrogênio Verde e cria o Conselho Estadual de Governança e Desenvolvimento da Produção de Hidrogênio Verde. A Mensagem segue para apreciação e votação na Assembleia Legislativa do Ceará.

A solenidade contou com a presença do CEO da Fortescue Future Industries (FFI), Mark Hutchinson. A empresa foi a primeira a assinar com o Governo do Ceará um pré-contrato, no valor de US$ 6 bilhões, para a instalação de uma usina de H2V no Complexo do Pecém. Também participaram da solenidade os ex-governadores do Ceará, Cid Gomes e Izolda Cela; a senadora Augusta Brito; secretários(as) de Estado; executivos da Fortescue; vice-presidente da Federação das Indústrias do Ceará, Carlos Prado; e outras autoridades.

“Nós estamos enviando para Assembleia um Projeto de Lei com várias iniciativas, desde a garantir prioridade, de celeridade, a facilitar que o mercado de Hidrogênio Verde se expanda no Ceará, no que diz respeito ao consumo e setores econômicos que deverão receber estímulos. Também a governança por meio de um Conselho, formado por parte do Estado, sociedade civil e setores que vamos convidar. A partir de hoje, entramos em uma nova fase. Nós tínhamos até aqui 31 Memorandos. Agora, vamos buscar estabelecer prazos para que os investimentos aconteçam”, destacou Elmano de Freitas.

Aceleração

Antes da assinatura, o governador se reuniu com o CEO da Fortescue. Na pauta, as ações necessárias para ara acelerar conjuntamente a produção e exportação de Hidrogênio Verde no Ceará e no Brasil.

Na ocasião, o CEO da Fortscue destacou que o grupo está empenhado em investir em energia renováveis, diante do crescimento acelerado da demanda mundial. “Somos a única empresa tocando 25 projetos de energias renováveis pelo mundo. Desses 25, cinco queremos acelerar bastante. O Brasil é um deles, sendo fundamental em nossos planos. O Brasil, diferente dos outros países mencionados, vai ter uma enorme vantagem por conta do preço barato da energia elétrica. Tenho total confiança que o Estado do Ceará é o parceiro ideal. Já temos essa demanda na Coreia do Sul, Japão, Cingapura. Toda a indústria global passa a se reinventar em torno do Hidrogênio”, disse Mark Hutchinson.

O CEO analisou ainda a necessidade de ampliação da infraestrutura de transmissão de energia e da fabricação de eletrolisadores no estado. Sobre isso, Elmano de Freitas citou investimentos em parceria com o Governo Federal e o Banco Mundial para diversas áreas. “Significa investimentos para a garantia de transmissão de energia. Hoje, temos uma negociação com o Governo Federal para que os leilões possam acontecer”, destacou o governador.

Legislação

O senador Cid Gomes, que preside a Comissão Especial do Hidrogênio Verde no Senado Federal, falou sobre os esforços para regulamentar a produção do H2V no Brasil. “É importante que a nossa legislação nacional esteja sintonizada à legislação internacional, notadamente a europeia. É importante que o esforço no Parlamento esteja sintonizado ao esforço do Executivo, porque é uma questão que afeta a vários Ministérios. E a complexidade de já termos um Plano Nacional de Hidrogênio Verde. O Senado Federal e o Brasil estão devendo ao Ceará uma regulação dessa questão do Hidrogênio Verde”, enfatizou.

Na solenidade, o Estado também abordou os esforços que estão sendo realizados para garantir a infraestrutura necessária para a instalação dos empreendimentos de H2V. O presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), Hugo Figueirêdo, detalhou o Plano de Preparação do Cipp para receber o Hidrogênio Verde. O presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, destacou o projeto Hidrus, que prevê o reuso de água na produção de H2 (insumo verde).

O presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Raimundo Costa Filho, enfatizou a promoção do conhecimento, capacitação e inovação em energias renováveis, incluindo a cadeia produtiva do H2V. Já o superintendente Estadual do Meio Ambiente (Semace), Carlos Alberto Mendes, destacou a celeridade para concluir a elaboração de pareceres técnicos e licenciamentos relacionados ao Hub.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business